segunda-feira, 22 de março de 2010

As 10 mais interessantes pesquisas das semanas (2010 - #10 e #11)

As 10 mais interessantes pesquisas das semanas (2010 - #10 e #11)

  1. melhor concerto de piano: Sim, já tivemos aqui uma votação para a eleição do nosso concerto de piano preferido tendo o Concerto Nº1 de Ravel sido o vencedor com 78 votos, leiam aqui os resultados completos.
  2. "biografia de albinoni": Sim já falamos deste compositor do período barroco aqui.
  3. "orquestraçao de brahms" : Na verdade falamos bastante da orquestração de Brahms quando abordamos em detalhe as suas quatro sinfonias. Desafiamos o leitor a ler os nossos posts sobre estas 4 sinfonias: Sinfonia 1, Sinfonia 2, Sinfonia 3, Sinfonia 4.
  4. Igor Oistrack (1931-) : Violinista ucraniano filho do violinista russo David Oistrack. Actualmente é professor do conservatório de Bruxelas
  5. Blogspot joão domingos bomtempo - requiem á memória de luís de camões, op. 23: Esta é considerada uma das obras primas do compositor português . Composto em 1818 é uma obra profundamente original, claramente diferente das obras contemporâneas de Mozart por exemplo.
  6. concerto de mozart clarinete, analise: Uma das composições que é considerada como uma das obras primas de Mozart. Falamos deste concerto K. 622 aqui.
  7. Karel Stamic: Compositor de origem checa que optou pela nacionalidade alemã. Falamos dele aqui.
  8. Viktoria Mullova : Grande violinista  russa de que temos falado pouco mas certamente uma das grandes interpretes da sua geração. Um dia destes teremos de falar um pouco mais dela talvez a propósito dos discos que editou recentemente com as obras de Bach para violino solo e para violino e piano.
  9. Radio Vivacce : Podia esta pesquisa estar relacionada com a rádio francesa France Vivace mas penso que na verdade se refere à Radio Portuguesa criada para comemorar os dois aniversários Schumann e Chopin a Radio Vivace.
  10. Obras de Dietrich Buxtehude (Paiva): Bom temos tido o disco do Rui Paiva com obras de Buxtehude em destaque no nosso blog.

Pesquisas Recorrentes
  • Biografia de Cláudio Monteverdi: Leiam aqui uma curta biografia.
  • Biografia de Henry Purcell Temos efectivamente uma biografia de Henry Purcell no nosso blog. Podem ler aqui.
  • Biografia de Vivaldi : Leia aqui uma biografia com aspectos principais da vida deste compositor do período barroco.
  • Biografia de Jean-Pierre Rampal : Leia aqui uma biografia deste flautista do século 20 que devolveu à flauta o estatuto perdido de instrumento solista.
  • O que é a música clássica: Leia aqui uma resposta possível.
  • O que é um concerto grosso : Leiam aqui uma curta definição com links para alguns exemplos.
  • Sinfonias de Beethoven : Efectivamente analisamos as nove sinfonias de Beethoven recorrendo em parte aos textos de Berlioz. Neste post fizemos uma lista de todos os posts relativos a essas obras.
  • Sonata Appassionata: Esta obra de que falámos neste post foi na altura uma autêntica revolução na composição para piano tirando o máximo partido da versatilidade e capacidade sonora dos novos instrumentos. O nome não foi escolhido por Beethoven.
  • Grandes Maestros : Vejam aqui a lista
  • Grandes Violinistas: Vejam aqui a lista
Algumas Estatísticas

Tivemos nestas duas semanas 611 visitas de 19 países diferentes das quais 440 de Portugal, 125 do Brasil e 7 da Polónia que se estreia no terceiro lugar. Lisboa com 146 visitas foi a cidade com maior número de visitas em segundo lugar ficou o Porto com 76 visitas e finalmente em terceiro São Paulo com 25 visitas (de volta a este lugar muito tempo depois).

Destas 89 foram directas, 170 foram através de sites de referência enquanto 331 foram de motores de pesquisa. 20 visitas vieram do feedburner enquanto nesta semana temos tido em média 27 leitores por dia que nos lêem através de feeds (de um total médio de 258 subscritores). Isto significa que o número total de leitores deverá ter sido 800 (feeds + visitas "normais").

O conteúdo mais popular lido através dos feeds foi o post Afinal nunca ouvimos a Sonata "Ao Luar"tendo sido lido por 35 vezes e gerado 24 visitas ao blog propriamente dito.

No que diz respeito ao conteúdo mais popular no blog a biografia de Chopin foi a mais lida tendo sido visitada por 30 vezes.

Novo "look" para o nosso blog

Como alguns leitores mais atentos já perceberam este blog tem a partir de ontem à noite um novo look. Não se trata de uma crise de meia-idade, que ainda estamos na infância mas antes talvez o inicio do processo de afirmação de uma identidade?

Fora de brincadeira como também já repararam há ainda muitos ajustes a fazer ... Vai ter de ser feito aos poucos ....

Oportunidades na Amazon