sábado, 20 de dezembro de 2008

Tchaikovsky - Sinfonia nº 5 (Mi menor) - Op. 64

Este é o quinto post sobre as sinfonias de Tchaikovsky. Pode encontrar o post anterior (Quarta Sinfonia) aqui.

A quinta sinfonia de Tchaikovsky foi composta em 1888 tendo sido composta numa altura em que Tchaikovsky se dizia sem inspiração, pelo menos é isso que transparece das cartas que escreveu para o seu irmão e para a sua patrona.

Tal como para quarta sinfonia parece ter havido para esta obra um desígnio programático encontrado nas notas do compositor que apelavam no caso do primeiro andamento para a total submissão ao destino. No entanto Tchaikovsky parece ter abandonado essa ideia no curso da sua composição.

Como referimos no inicio deste post Tchaikovsky manifestou inicialmente aos seus amigos a dificuldade em encontrar inspiração e em concentrar-se no trabalho.

Escreveu mesmo a Nadehzda von Meck (a sua patrona) que "este trabalho tem sido muito dificil, muito mais difícil do que a nossa. O que antes era fácil é agora muito penoso. " . A "nossa" refere-se à quarta sinfonia que lhe era dedicada.

A sinfonia foi estreada em São Petersburgo em 17 de Novembro desse mesmo ano dirigida pelo próprio Tchaikovsky. A reacção inicial foi boa embora em algumas das performances o final fosse bastante criticado. O próprio auto se no inicio estava convencido da qualidade da obra face a algumas reacções mais desfavoráveis voltou a duvidar da mesma tendo sempre em relação à mesma uma mistura de sentimentos. De amor porque tinha sido difícil e porque tinha aparentemente provado que ainda era capaz de escrever uma grande obra sinfónica e de falta de confiança precisamente pela "falta de inspiração" sentida durante a fase de concepção. Será escusado dizer que todas as reacções negativas alimentavam o segundo sentimento.

Para ouvirem esta sinfonia escolhemos o maestro Leonard Bernstein e a Sinfónica de Boston.

1º Andamento (Andante — Allegro con anima) em Mi Menor : Oiçam este andamento aqui e aqui (o segundo andamento começa quase sem interrupção no segundo video por volta do sexto minuto)
2º Andamento (Andante cantabile, con alcuna licenza) em Ré Maior : Oiçam este andamento aqui (para irem directamente a este andamento coloquem o tempo por volta do minuto seis) e aqui. Este andamento é o mais conhecido da sinfonia sendo sinceramente um dos meus andamentos sinfónicos preferidos.
3º Andamento (Valse - Allegro moderato) em Lá Maior. Oiçam este andamento aqui.
4º Andamento (Andante maestoso— Allegro vivace) em Mi Maior (na verdade existem mudanças de tonalidade ao longo do andamento - Mi Maior - Mi menor - Mi Maior). Oiçam este andamento aqui, aqui e aqui.

Oportunidades na Amazon