segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Diz que não gosta de música clássica deveria ter outro nome ?

Pois é. Chegados que estamos ao fim da nossa primeira volta pelo Barroco (cá iremos voltando de várias formas no futuro próximo como verão) temos agora uma explicação difícil a fazer.

Felizmente temos a ajuda de Leonard Bernstein. Na verdade partes deste post são inspiradas no seu programa "Música para Jovens" em particular o episódio "O que é música clássica".

Como não há nada melhor do que ir directo ao assunto tenho de vos dizer algo que me deixa muito triste. Este blog tem um nome errado. Não se deveria chamar "Diz que não gosta de música clássica". Porquê?- perguntarão vós - atentos leitores atónitos com esta revelação (sim eu sei que nem todos ... esses podem passar à frente).

Porque "música clássica" diz respeito não ao todo da "música clássica" mas apenas a um período especifico na história da música: O período que se segue ao Barroco ! Estão agora a perceber a necessidade da minha revelação ! É que vamos entrar no período clássico e obviamente sem esta explicação as coisas ficariam realmente confusas.

O problema é que se cedermos o adjectivo "Clássica" ao período da história da música que se segue ao Barroco como é que vamos chamar ao conjunto dos períodos ? No seu programa Bernstein tenta várias palavras, desde "Séria" até "Erudita" acabando por confessar que talvez a melhor designação seja "Precisa". O porquê fica para amanhã ....

E então vamos mudar o nome? Bem, lamento, mas infelizmente ninguém procura pelo tipo de música de que estamos a falar com a expressão "precisa". Alguns utilizam a expressão "Erudita" no sentido de necessitar cultura ou educação para ser apreciada. O que de certa forma é verdade mas apenas de certa forma. Se lerem este blog poderão não vir a ser "Eruditos" mas estou certo que poderão vir a apreciar a "Musica Clássica". Assim por decisão da administração após diálogo com os colaboradores (foi um intenso monólogo) manteremos o nome do Blog. Marketing Oblige :-)

Faremos a distinção pelo contexto. Quando falarmos do período diremos "Período Clássico" quando quisermos falar do todo diremos "Música Clássica" e pronto ... que Bernstein nos perdoe esta licença poética ...

E de que compositores vamos falar no "Período Clássico" ? Bem iremos começar pelos mais conhecidos como por exemplo Haydn, Mozart, Beethoven para depois irmos explorando outros nomes menos sonantes mas com obras que farão - estamos certos - as vossas delicias.

Michael Barenboim

Olá, cheguei à pouco da Gulbenkian onde pude ouvir Michael Barenboim (violino) - filho do grande pianista e maestro como decerto sabem - na primeira parte da interpretação das Sonatas e Partitas para violino solo de Johann Sebastian Bach. Hoje pude ouvir:
  • Sonata Nº 1, em Sol menor, BWV 1001
  • Partita Nº 1, em Si menor, BWV 1002
  • Sonata Nº 3, em Dó Maior, BWV 1005
Amanhã estão reservadas para o público as seguintes obras (de que daremos conta amanhã):
  • Partita Nº 3, em Mi Maior, BWV 1006
  • Sonata Nº 2, em Lá menor, BWV 1003
  • Partita Nº 2, em Ré menor, BWV 1004

No que diz respeito ao dia de hoje das três a que me pareceu mais madura foi sem duvida a primeira. Nas restantes nota-se ainda alguma insegurança no interprete.

Lindo foi o reflexo do violinista através do vidro para os jardins da Gulbenkian como se fosse um holograma. Quem como eu estava perto vidro teve uma visão diferente ... Obviamente não tenho registo do que ouvi mas a exemplo do que já fiz anteriormente para que tenham uma ideia do que pude ouvir hoje aqui ficam versões das mesmíssimas peças no YouTube.

Sonata nº1 BWV 1001 (4º andamento - presto) por Hilary Hahn.




Para a Partita Nº 1 em Si menor escolhemos um autêntico monstro e uma gravação certamente histórica ... Fiquem com George Enescu e deliciem-se (eu sei que comparar gravações com performances ao vivo é ingrato mas garanto-vos que ficaram a ganhar ;-))



Finalmente para a Sonata nº 3 mantemos a escolha anterior ... continuemos com o magnifico Enescu.


Oportunidades na Amazon