quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Actualização da Lista dos Grandes Maestros

Adicionei dois pequenos textos sobre Carlos Chávez e Eugene Oramandy. Quem ainda não tiver lido o resto pode ler aqui : Lista dos Grandes Maestros do Século XX
  1. Chávez, Carlos (1899-1978) : Nasceu na Cidade do México a 13 de Junho de 1899. Essencialmente um autodidacta o seu crescimento enquanto autor coincidiu com o aparecimento do nacionalismo Mexicano. Desta forma as suas composições caracterizam-se por incorporarem elementos da cultura mexicana nativa especialmente pré-colonização. Carlos Chávez foi o primeiro maestro e director da Sinfónica Mexicana e presidente do Conservatório Nacional. Dirigiu várias orquestras sobretudo nos Estados Unidos da América onde foi geralmente bem recebido, tendo nomeadamente estabelecido uma ligação com Copland. Não conseguimos encontrar no You Tube nenhum exemplo da direcção deste maestro no entanto encontramos várias interpretações da sua obra entre as quais esta da Filarmónica de Berlim dirigida por Dudamel. Faleceu na Cidade do México a 2 de Agosto de 1978.
  2. Ormandy, Eugene (1899-1985) : Eugene Ormandy nasceu em Budapeste a 18 de Novembro de 1899. Estudou violino na Real Academia Hungara. Deslocou-se para os Estados Unidos tendo adquirido nacionalidade americana em 1927. A sua carreira enquanto maestro tomou proporções inesperadas quando foi convidado a substituir o grande Toscanini em 1931. Viria a tornar-se celebre como maestro da Sinfónica de Filadelfia da qual seria maestro durante 42 anos e criando o famoso "Filadelfia Sound". No entanto alguns criticos consideraram as suas interpretações vazias de sentimento o que será possivelmente uma injustiça. Para vos demonstrar o estilo deste maestro escolhi uma interpretação doconcerto para violino de Tchaikovsky com Perlman como solista. Eugene Ormandy faleceu a 12 de Março de 1985 em Filadelfia.

Oportunidades na Amazon