segunda-feira, 21 de julho de 2008

As pesquisas interessantes da semana (#2)

licao 05 jose mauricio ouvir : Tínhamos falado desta lição aqui . Na verdade existe uma semelhança notável com o hino brasileiro. Tão notável que existe hoje a percepção que poderá ter existido plágio sobretudo tendo em conta que um foi professor do outro.

festival de musica de espinho em espinho itzhak perlman: Lamento mas não me parece ser verdade. Ou seja Perlman não estará em Espinho, pelo menos não figura no programa, a menos que seja uma surpresa ... Mas não fiquem tristes porque o Festival de Espinho que tem estado em destaque aqui mesmo ao lado tem excelentes propostas musicais.

musica clássica e opera não são a mesma coisa: Bem a ópera pode ser considerada como uma das formas especificas que a música clássica pode adoptar. Ao mesmo nível que a Sinfonia ou o Concerto. Desta forma é verdade que não são a mesma coisa. Uma está incluída na outra. Aliás nas óperas existem partes que por si são verdadeiras peças sinfónicas, por exemplo algumas aberturas.

qual a melhor musica erudita
o maior compositor da musica clássica
as musicas clássicas mais bonitas : Agrupei estas três questões porque são efectivamente questões que são colocadas frequentemente. Por isso e porque achei divertido resolvi criar um novo blog só para responder a este tipo de questões. É claro que não vou eleger apenas uma mas antes várias listas sobre vários aspectos, uns mais sérios do que outros. O blog será em inglês e podem já visitá-lo Ten Best of Classical Music

fim da musica clássica: Bem a música clássica não tem fim no sentido de que acredito que a arte é perene. Se estamos a falar do "período clássico" então este termina com o inicio do período romântico algures no início do século XIX.

como estudar violino : Bem excelente pergunta. Se estamos a falar de iniciação o que será o mais provável eu recomendo sem margem para dúvida o método Suzuki. Há várias escolas em Lisboa que utilizam neste momento este método. Por exemplo pode visitar o site da Academia de Música de Lisboa aqui a que pertença a Orquestra os Violinhos de que terão eventualmente ouvido falar.

sercultur: A empresa que nos permite em grande parte fazer as recomendações da quinta-feira e gere o conteúdo do portal cultura.sapo.pt. Uma visita que recomendamos.

skip - o que diz na embalagem : Esta agora ! Por amor de Deus, estamos a falar de um detergente! Aqui ? ... Bem sei que falo muitas vezes de "música de plástico" mas nunca falei de detergentes ... Skip?

Oportunidades na Amazon