terça-feira, 13 de outubro de 2009

As 10 pesquisas mais interessantes da Semana (#39)

As 10 pesquisas da semana 

  1. andamento adagio molto : Pois esta é uma designação daquelas que pode ser confusa. Adagio significa um andamento lento, e molto muito logo adagio molto significaria "muito lento. O problema é que quando se diz "muito" nós ocidentais tendemos a pensar em mais rápido ...
  2. "filipe pereira clarinete" : Por acaso (não sei se a palavra acaso estará correcta - não foi exactamente um acaso ... ), já tive a oportunidade de ouvir tocar por várias vezes o Filipe Pereira incluindo se não estou em erro no "Quator pour la fin du temps" de Messiaen. Procurei na net uma biografia deste excelente instrumentista português mas infelizmente não encontrei. Alguém me pode auxiliar ?
  3. a tilia + schubert : Uma das canções do ciclo Winterreise de Schubert de que falamos aqui.
  4. beethoven sinfonia nº2 analisada : Fizemos uma análise desta sinfonia aqui (como aliás de todas as restantes sinfonias de Beethoven). Iniciamos também neste blog a tradução das análises completas que o grande compositor francês Berlioz fez das nove sinfonias de Beethoven. O primeiro post sobre a nona Sinfonia pode ser lido aqui.
  5. bontempo : Domingos Bontempo (1775-1842) foi um dos grandes compositores do período clássico. Falámos dele no dia 10 de Junho de 2008, aqui.
  6. musica clássica para ouvir online : como já vos referi várias vezes não proporcionamos neste blog downloads de música clássica. Recomendamos o Youtube para verem e ouvirem as obras que seleccionamos. Quanto a este pedido há uma forma muito interessante de ouvirem música clássica online. Através das centenas de rádios de música clássica que existem. Há um site que lista cerca de 50 estações que operam na europa e mais umas largas dezenas nos Estados Unidos e ainda mais de vinte para o Resto do Mundo (em alguns casos poderão ouvir todas independentemente da vossa localização geográfica). Aproveitem, será praticamente impossível não estar a dar alguma coisa que gostem. Sim a lista inclui a nossa Antena 2.
  7. shinichi suzuki biografia : Já por várias vezes temos vindo a falar deste brilhante pedagogo japonês. Shinichi Suzuki (1898-1998) democratizou o ensino da música. Sabemos que o método (filosofia seria mais correcto) que preconiza gera bastante polémica. Não vamos discutir méritos ou deméritos ou tão pouco avaliar o mesmo pelos resultados que se obtêm porque acreditamos que os fins nunca justificam os meios. Preferimos referir que muito provavelmente para cada individuo existe uma forma única de aprender e por consequência uma forma única de ensinar. Esta será mais uma dessas formas adequada a alguns, desadequada para outros. Leiam aqui uma curta biografia.
  8. sinfonias melhores : De acordo com os nossos leitores as três melhores sinfonias são a Nona Sinfonia de Beethoven, a Sinfonia do Novo Mundo de Dvorack e em terceiro lugar empatadas a quarta de Brahms, a segunda de Mahler e a sétima de Beethoven. Na coluna direita deste blog podem ainda encontrar o top 10 e o top 25 segundo os nossos leitores.
  9. traducação da 7º sinfonia de beethoven : Lá está ... na música não é necessário tradução daí que esta pesquisa me tenha deixado na dúvida. Qual será efectivamente a questão? É uma interpretação, uma análise que se procura? A tradução da linguagem abstracta e metafórica em algo concreto? Nesse caso nós demos a nossa aqui, mas na verdade o meu conselho é simplesmente ligarem a vossa aparelhagem e abrirem a vossa alma ... a trdução irá literalmente caír do ceu. Para efeitos mais rápidos podem cometer o pecado (não mortal) de iniciarem a experiência pelo segundo andamento desta sinfonia.
  10. o que e a musica e porque a o dia mundial da musica : Bem a primeira parte desta questão levaria-nos muito longe. No post que fizemos por ocasião precisamente desta comemoração tentamos um misto de definição e de "raison d´être". Diriamos com Klemperer que a música é a "linguagem da alma" e com Baudelaire que ela "escava o ceu". Quanto ao dia mundial da música é uma iniciativa relativamente recente (1975) fruto da visão de um grande homem e violinista também, Yehudi Menuhin na altura presidente do International Music Council. Queria com este dia Menuhin celebrar a "paz entre os povos, a partilha das suas experiências e dos seus ideais estéticos". Queria também combater a poluição sonora tendo propondo que se fizessem nas cidades minutos de silêncio. Aliás e voltando á nossa demanda inicial colocada por esta questão abundam as definições de música que partem precisamente do silêncio, isto para já não falar da famosa obra 4´33´´ de John Cage.

Pesquisas Recorrentes

  • Biografia de Cláudio Monteverdi: Leiam aqui uma curta biografia.
  • Biografia de Henry Purcell : Temos efectivamente uma biografia de Henry Purcell no nosso blog. Podem ler aqui.
  • Biografia de Vivaldi : Leia aqui uma biografia com aspectos principais da vida deste compositor do período barroco.
  • Biografia de Jean-Pierre Rampal : Leia aqui uma biografia deste flautista do século 20 que devolveu à flauta o estatuto perdido de instrumento solista.
  • O que é a música clássica: Leia aqui uma resposta possível.
  • O que é um concerto grosso : Leiam aqui uma curta definição com links para alguns exemplos.
  • Sinfonias de Beethoven : Efectivamente analisamos as nove sinfonias de Beethoven recorrendo em parte aos textos de Berlioz. Neste post fizemos uma lista de todos os posts relativos a essas obras.
  • Grandes Maestros : Vejam aqui a lista
  • Grandes Violinistas: Vejam aqui a lista

Estatisticas


Tivemos esta semana 548 visitas (+3,79%) das quais 403 de Portugal (+12,89%) e 99 do Brasil (-23,85%). No terceiro lugar ficou França com 9 visitas. Lisboa com 121 visitas (-2,42%) foi a cidade com maior número de visitas em segundo lugar ficou o Porto com 68 visitas (+4,62%) finalmente em terceiro Ponta Delgada  com 48 visitas.

Destas 95 foram directas (-34,93%), 228 foram através de sites de referência (+55,51%) enquanto 225 foram de motores de pesquisa (-4,26%).

Oportunidades na Amazon