quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

1 Dezembro de 1640 - D. João IV e Adeste Fideles

No dia de hoje há mais de 5 séculos terminou um período da história de Portugal em que deixamos de ser independentes e fomos submetidos à coroa Espanhola. Nesse período de 60 anos Portugal perdeu uma parte substancial da sua posição no Mundo tendo pago caro a "ajuda" que recebeu de Inglaterra ...

Como sabem aqui neste blog comemoramos com música e por isso nada mais adequado do que o fazer com a recordação de D. João IV, primeiro Rei de Portugal após a Restauração. E é adequado porque este rei foi apelidado, justamente diga-se, o Rei Músico pela sua erudição quer enquanto estudioso e teórico quer enquanto compositor.

A sua biblioteca infelizmente perdida no terramoto de 1755 era considerada uma das mais completas da Europa no que à música diz respeito.

Para comemorar esta data com música e estando perto do Natal resolvemos mostrar-vos Adeste Fideles embora seja hoje muito controversa a sua autoria foi durante muito tempo atribuída ao nosso Rei e a verdade é que bem poderia ter sido (ou foi, na verdade os factos estão longe de ser lineares). A versão que escolhemos é lindíssima em todo o caso. A nossa forma de comemorar os dias especiais: Com música pelo Restaurador da independência.

Oportunidades na Amazon