quarta-feira, 28 de abril de 2010

Um blog de Ópera vindo dos antípodas ....

Nas minhas pesquisas pela net agora que estamos - lentamente eu sei - a falar de ópera romântica de vez em quando encontro blogs novos que me apetece de imediato partilhar convosco. Desta vez e justificando o post trata-se de um blog australiano que me apanhou logo desde as primeiras palavras.

Não resisto assim a partilhar convosco a minha descoberta do "Prima la Musica" (que como vêem ainda por cima tem um belíssimo nome). Podem começar pelo post que me levou lá ... um post sobre o aniversário de Cheryl Barker  com uma interpretação de uma ária de Madama Butterfly "Un bel di, vedremo".

Um dicionário de termos musicais em Português

Se leram este meu post sobre o dia mundial do livro poderão ter encontrado uma referência nele a um dicionário de termos musicais. Claro que o nosso atento leitor Pianoman não poderia ter deixado de nos dar uma sugestão ainda melhor, além do mais em Português.

Trata-se do dicionário de Ernesto Vieira de 1899 que poderão encontrar no registo de obras digitalizadas da Biblioteca Nacional aqui conforme as indicações fornecidas pelo Pianoman. Ernesto Vieira foi um notável instrumentista, pedagogo e musicólogo nascido em 1848 e falecido em 1915 também (sobretudo?) conhecido pelo seu Dicionário Biográfico de Músicos Portugueses de que Luis Henriques nos tinha falado aqui mas que infelizmente não está na biblioteca nacional mas podem-no encontrar aqui.


Do mesmo "autor" podemos encontrar registados muitos documentos interessantes. Muitos são exemplares de outros autores e que faziam parte do acervo do musicólogo entre os quais por exemplo umas partituras de uma sinfonia de Marcos Portugal ou ainda um Exame com perguntas e respostas ou a Nova Arte de Tocar Viola com Fundamento e sem Mestre de 1789 (Manuel da Paixão)


A titulo de exemplo fiquem com a magnifica definição de "a bocca chiusa" do referido dicionário:



Oportunidades na Amazon