sexta-feira, 6 de junho de 2008

Recomendações de música ao vivo da Quinta-Feira de novo à Sexta

Pois é, o meu PC em casa entregou a alma ao criador - perdoem-me a blasfémia (não nada a ver com o blog de mesmo nome) - ou pelo menos a sua fonte de alimentação decidiu que era tempo de se reformar. Foi por isso que me foi impossível fazer ontem este habitual post e por isso também hoje será um pouco mais curto do que habitual. Mesmo assim cobrimos o país inteiro com concertos de entrada livre para não haver desculpas na vossa (nossa) batalha contra os sofás e pantufas (agora com o calor talvez essas já estejam derrotadas à partida). Saiam de casa e vão ouvir e ver música ao vivo porque já sabem: Ao Vivo é outra Coisa !

Começando pelo sul como de costume na Igreja da Misericórdia (Tavira) poderão ouvir Ana Rita Faleiro num recital de piano inserido no ciclo "Música nas Igrejas", promovido pela Câmara Municipal de Tavira. . Dia 7 de Junho (Sábado) às 19h. A entrada é livre.

Um pouco mais ao norte, mais precisamente em Évora no Convento dos Remédios poderão ouvir o Coro da Universidade de Lisboa dirigido por José Robert. Dia 8 de Junho (Domingo) pelas 18h30. Serão interpretadas obras de Britten (Hymn to St. Cecília) e Giles Swayne (Missa Tiburtina). Entrada Livre.

Ainda ligeiramente mais a Norte e para o interior em Portalegre poderão ouvir «Il Trovatore», de Giuseppe Verdi pela Orquestra do Norte dirigida por José Ferreira Lobo. Será hoje Sexta-Feira dia 6 de Junho às 22h no Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre. Entrada Livre.

Em Lisboa (mais precisamente em Cascais) no Centro Cultural de Cascais poderão ouvir a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras (OCCO) dirigida por Nikolay Lalov num concerto intitulado "Miniatura Musical". Serão interpretadas obras de P. Sarassate, P. Stainov, N. Paganini, Fr. Kreisler e A. Piazzola. Sexta-Feira, 6 de Junho às 21h.

Agora sim em Lisboa propriamente dita na Basílica dos Mártires integrado no Ciclo de Páscoa e Santos - Concertos de Música Sacra da Baixa-Chiado poderão ouvir «Se la face y pale» pelo Ensemble Mensura. Será interpretada a missa "Se la face y pale" de Guillaume Dufay e obras de outros compositores flamengos. Domingo 8 de Junho às 16h. Entrada Livre.

Ainda em Lisboa no dia 7 de Junho (Sábado), poderemos ouvir na Sé de Lisboa o Concerto de final de ano dos coros Instituto Gregoriano de Lisboa. Será às 21:30 e a entrada é livre.

Um pouco mais a norte, em Torres Vedras no Teatro-Cine o Ensemble Darcos interpretará Quarteto para o Fim dos Tempos de Olivier Messiaen. Será hoje sexta-feira 6 de Junho às 21:30.

Para a invicta cidade do Porto tenho uma proposta que me deixou bastante curioso. Poderão ouvir na MAC de Serralves Jozef van Wissem num recital de alaúde. Só que segundo a descrição do concerto trata-se aqui da ponte entre a música renascentista, barroca e contemporanea com improvisão e recurso pontual a manipulação electrónica. Estranho não ? Será nos dias 7 e 8 de Junho às 15h, 17h e 19h sendo a entrada livre.

Oportunidades na Amazon