domingo, 20 de março de 2011

Hoje começa a Primavera (apenas às 23.52)

Na verdade normalmente diz-se que é no dia 21 de Março mas como aprendi com a Moura Aveirense é mesmo hoje (dia 20 de Março) às 23:21. Na música há variadíssimas obras que fazem referência a esta estação do ano. Não querendo ser exaustivo listo aqui (com recomendações de audição) algumas para todos os gostos ...

A mais conhecida de todas (pelo menos a mais ouvida) é o Concerto "Primavera" de António Vivaldi.  Podem por exemplo ouvir aqui uma interpretação com Julia Fischer adequadamente nos Jardins Botânicos do País de Gales.

Passando do período barroco ao clássico temos a obra de Haydn também cobrindo as Quatro Estações. Podem ouvir aqui a Primavera de Haydn.

No período romântico temos apenas o embaraço da escolha. Podemos começar com a Sonata Primavera de Beethoven (um artista de certa forma de transição entre o clássico e o romântico) numa interpretação por David Oistrakh. Já bem dentro do romântico temos uma das Canções sem Palavras de Mendelssohn. Trata-se de uma das Canções do Opus 62 mais precisamente o nº 5 e talvez uma das melodias mais conhecidas deste conjunto pelo pianista Cziffra. Ainda no período romântico a Sinfonia nº1 de Schumann também se intitula "Primavera".

Por fim no período mais recente podemos citar a Sagração da Primavera de Stravinsky (neste caso com um bailado com uma coreografia de Maurice Bejart) ou a Primavera das 4 Estações Portenhas de Piazolla.

Concerto da 2da orquestra do You Tube

É hoje e começa dentro de 15 minutos mais ou menos ... Podem ouvir e ver o feed life aqui ... Eu estou a fazê-lo. Estão agora nos bastidores a entrevistar uma oboísta coreana.

No programa Berlioz, Bach, Britten, Mendelssohn, Richard Strauss, Stravinsky entre outros. Programa muito variado e algo díspar mas é uma festa e como tal deve ser entendido. Se puderem vejam, vale a pena para se perceber que:

1) A Música Clássica é uma algo que está vivo
2) A Música Clássica pode e deve ser vivido e apreciado com alegria

Está agora quase a começar a segunda parte ... ah esqueci-me de dizer que está a decorrer em Sidney ...

Grandes imagens, a projecção exterior na Opera House é absolutamente fantástica. estou a escrever isto e a ouvir o Life Stream com Strauss.

Agora depois do final do Concerto para Violino de Tachaikovsky está a começar o Passaro de Fogo de Stravinsky - a ultima composição a ser interpretada no concerto.

Oportunidades na Amazon