sábado, 26 de dezembro de 2009

Violoncelista - Ivan Monighetti

Das várias pesquisas que ocorreram nestes dias de Natal houve uma que me chamou a atenção dado que incidia sobre um violoncelista de que já falei neste blog e que já tive oportunidade de ver ao vivo no Festival Internacional de Música de Viana do Castelo interpretando o primeiro concerto para violoncelo e orquestra de Shostakovich.

Monighetti foi o ultimo aluno de Rostropovich foi vencedor do prémio Tchaikovsky em 1974. Já teve oportunidade de actuar com a Orquestra Gulbenkian dirigida por Muhai Tang, com a Leipzig Gendwhaus dirigida então por Kurt Masur e a Sinfónica de Berlim dirigida pelo compositor polaco Penderecki que  aliás o considera um "violoncelista fenomenal".

Monighetti além de ser um interprete excepcional da música do século XVIII e XIX caracteriza-se também por expandir constantemente o reportório para violoncelo através do trabalho com compositores como Penderecki, Xenakis, Dutilleux, ou Gubaidulina. Facto é que muitas das obras compostas especificamente para Monighetti fazem hoje parte do reportório de Violoncelo. Um dos seus discos de peças do século XX venceu o prémio Diapason d´Or enquanto uma gravação de Bach venceu em 2003 o Prémio Frederic.

Ivan Monighetti actuou já em vários festivais internacionais sendo professor  na Academia de Basileia na Suiça e professor convidado do conservatório de Moscovo. Embora existam poucos videos de Monighetti no You Tube existe esta gravação de um concerto de Vivaldi para Violoncelo e cordas.

Reblog this post [with Zemanta]

Oportunidades na Amazon