quarta-feira, 10 de junho de 2009

Dia 10 de Junho - Dia de Portugal : Homenagem a Eurico Carrapatoso

Sendo hoje Dia de Portugal teriamos de o celebrar de alguma forma. Falando este blog de música não há melhor homenagem do que falar de música. Pensamos em colocar aqui a Portuguesa o que não seria má ideia de todo, embora composição clássica talvez fosse um pouco exagerado.

Poderíamos também falar-vos outra vez de Carlos Seixas ou  Domingos Bontempo. Preferimos no entanto aproveitar esta ocasião para homanegear um compositor vivo de que vos vou confessar sou fã em grande parte porque consigo efectivamente gostar do que oiço. Não me levem a mal os restantes, estou certo que o defeito é meu.

Vou falar-vos de Eurico Carrapatoso que nasceu em Mirandela em 1962 sendo licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Iniciou os estudos musicais apenas em 1985 tendo terminado o Curso Superior de Composição no Conservatório Nacional de Lisboa na Classe de Jorge Peixinho. Leccionou em várias instituições sendo actualmente professor de composição na Academia de Amadores de Música e no Conservatório Nacional. foi condecorado pelo Presidente da República com a Comenda da Ordem do Infante Dom Henrique em10 de Junho de 2004, ou seja há 5 anos.

Para ilustrar esta curata biografia nada melhor do que a obra que escreveu em memória do seu professor, Jorge peixinho e assim num mesmo texto fica feita uma singela homenagem a dois dos mais significativos compositores portugueses do século XX/XXI : Eurico Carrapatoso e Jorge Peixinho . Oiçam aqui uma parte da obra "Deploração sobre a morte de Jorge Peixinho".

2 comentários:

  1. Adoro a música de Eurico Carrapatoso. Tive oportunidade de interpretar várias obras dele com o Coro Ricercare, sob direção do maestro Pedro Teixeira, e tenho oportunidade de me sentir perto da sua música na medida em que estou perto de alunos seus que o admiram imenso. É sem dúvida um marco lapidar na história da música em Portugal.

    ResponderEliminar
  2. é um compositor interessante de se ouvir, gostei da obra dele relativa ao vulcão dos capelinhos.

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon