quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Morrer pelo seu instrumento

Já muito se falou do naufrágio do Costa Concordia e das suas trágicas consequências em vidas humanas. A história que vos trago aqui foi também bastante falada mas talvez não suficientemente. O violinista Húngaro Sandor Feher faleceu depois de ter ajudado várias crianças a colocar os seus coletes.

A razão pela qual faleceu é na verdade a desculpa para este post. Sandor Feher que tinha um gosto especial pelo ensino faleceu porque depois de ter participado na ajuda dos mais pequenos resolveu ir à sua cabine buscar o seu violino. Há quem me diga que a maioria dos instrumentistas teria feito o mesmo.

Sandor Feher gostava de ensinar. Acredito que pelo que demonstrou que se perdeu um excelente professor.


Os Compositores da Escola Russa

Acabei hoje de comprar a Diapason de Fevereiro e um dos artigos inspirou-me a necessidade de vos falar sobre os doze compositores de que o artigo fala ( Tchaikovsky não faz parte da lista por ter sido abordado em anterior número da referida revista).

Confesso-vos que o que me levou a comprar foi o disco de oferta, uma gravação de uma das minhas obras preferidas o poema Sinfónico de Rimsky-Korsakov Scherezade (uma das obras que ouvi vezes sem conta na minha adolescência e uma das razões pela qual provavelmente gosto de música clássica) pela Orquestra Filarmónica de Nova Iorque dirigida por Leonard Bernstein.

Este artigo visita Glinka, Borodine, Balakirev, Moussorgsky, Rimsky-Korsakov, Glazounov, Scriabine, Rachmaninov, Stravinsky, Prokofiev, Schostakovich e Goubaidolina. Uma sequência notável, não ?

Melhor ainda o artigo termina com a sugestão de 20 Discos de música de compositores Russos (excluindo o já referido Tchaikovsky pelas razões apresentadas) e também não incluindo Scherezade já que esta para os felizes compradores da publicação já faz parte da colecção ...

Dos outros vinte discos iremos fazer uma pequena viagem às várias selecções (não prometo que serão todas) começando por Scriabine. As Sonatas 2, 3, 9 e 10 por Vladimir Sofronitzki.

Oportunidades na Amazon