domingo, 3 de fevereiro de 2013

Pesquisa da semana (#04 - 2013) - Os 10 melhores bailados

Este post resulta de uma pesquisa da semana passada a que não tivemos ocasião ocasião de responder. É um género musical que tem tido muito pouca expressão neste blog e merecia por isso uma resposta um pouco mais reflectida.

Obviamente neste caso é impossível falar da música sem abordar a coreografia por isso tentaremos sempre especificar qual a coreografia em que estamos a pensar quando colocamos o bailado nesta lista.

Como sempre a escolha baseia-se no meu gosto pessoal sendo de considerar neste caso que não é propriamente um género a que dê muita atenção. Acrescento ainda que neste blog o objectivo é como sempre foi introduzir as pessoas ao gosto pela música clássica e como tal ao anterior critério acrescenta-se a  "facilidade" de compreensão da obra o que por vezes tem dado lugar a algumas criticas sobre a excessiva popularidade das nossas escolhas. Não receio esse epíteto é mesmo assim e defendo que essa é a forma correcta de começar.

A ordenação da lista é puramente cronológica baseada na data da estreia que note-se em muitos casos não corresponde às versões que são hoje levadas à cena.

1. Giselle - Coreografia por Coralli e Perot, Música de Adolphe Adam (1841)



Um dos bailados mais vezes interpretados, um verdadeiro clássico. Tal como em alguns outros nesta lista o compositor não é muito conhecido e em boa verdade o coreografo também não. Neste caso não fosse o facto do bailado ter sido um dos que foi "refeito" por Petitpa e não estou seguro que hoje estivesse nesta lista. A versão que é hoje em dia interpretada é precisamente a baseada na sua coreografia. Não obstante para o registo o bailado foi estreado na sala Le Peletier em Paris a 28 de Junho de 1841. O libretto escrito por Jules-Henri Vernoy de Saint-Georges and Théophile Gautier conta a história de uma rapariga simples do campo que tem uma paixão por dançar e que descobre que o homem que ama está comprometido com outra, morrendo por isso de desgosto. Libretto inspirado de um poema de Heinrich Heine. Bailado em dois actos.

2. D. Quixote - Coreografia de Marius Petipa, Música de  Ludwig Minkus (1869)



De todos os compositores presentes nesta lista Ludwig Minkus é possivelmente o menos conhecido. Sendo austríaco de nascimento emigrou para a Rússia com cerca de 30 anos onde ficou até se "reformar" tendo então voltado a Viena sua cidade natal onde viria a falecer. O facto de um compositor como Minkus ser desconhecido quando nesta lista temos uma obra sua e poderíamos ter facilmente uma outra (La Bayader merecia estar nesta lista mas infelizmente 10 são poucos) deve-se em grande parte ao facto do compositor de música de bailado ser considerado secundário em relação ao coreografo. Mesmo Tchaikovsky escreveu música "a pedido" e à medida do solicitado por Petipas. De certa forma os músicos neste caso têm o papel do libretista na ópera. Não existe um bailado sem um compositor talentoso mas o que as pessoas realmente vêm são as piruetas dos dançarinos. Felizmente nos últimos anos tem-se equilibrado um pouco a atenção e o trabalho e talento de Minkus tem vindo a ser mais reconhecido. Este ballet foi originalmente estreado em Moscovo a 26 de Dezembro de 1869 tendo sido revisto e alargado para uma versão em cinco actos estreada a 21 de Novembro de 1871 no Teatro Imperial Bolshoi Kamenny de São Petersburgo. A versão que hoje é quase sempre interpretada não é nenhuma destas duas mas antes a versão de 1902 de Gorsky em quatro actos.

3. Coppélia - Coreografia por Arthur Saint-Léon, Música de Delibes (1870)


Este bailado baseado em duas histórias de Hoffmann conta a história de uma boneca que é tão parecida com um ser humano que um homem se apaixona por ela pondo de lado o seu anterior amor. O bailado foi estreado a 25 de Maio de 1870 no Teatro Imperial da Opera de Paris. A coreografia utilizada actualmente é  de Petitpa já que este bailado também foi um dos que foi por ele recriado. O libretto para o bailado em três actos é de Charles Nuitter.

4. Lago dos Cisnes - Coreografia por Julius Reisinger, Música de Pyotr Tchaikovsky (1877)




O que vos posso dizer sobre este bailado que não esteja a mais? Talvez que contém uma das minhas valsas preferidas? O bailado como é interpretado actualmente é baseado na recriação por Petitpa no entanto a coreografia original da estreia é de Reisinger estreado em Moscovo a 4 de Março de 1877 no Teatro Bolshoi. Diga-se de verdade que este bailado foi muito mal recebido tanto pela coreografia como pela música julgada "demasiado complicada" para um bailado. A revisão efectuada por Petitpa não se resume à coreografia que seja notado. A própria música foi revista existindo diferenças substanciais entre a versão original e a Drigo (maestro e compositor que trabalhava com Petitpa). Hoje em dia a maioria das interpretações segue a adaptação de Drigo (1895), embora não todas. O ballet em quatro (ou três actos dependendo da produção) conta a história de Odete princesa enfeitiçada que é cisne de dia e humana à noite, uma história triste que acaba mal (dependendo da perspectiva claro). Se desta lista de 10 bailados tivéssemos que escolher um tenho a certeza que a maioria de nós escolheríamos este como sendo "o bailado".

5. A Bela Adormecida - Coreografia de Marius Petipa, Música de Tchaikovsky (1890)



Esta obra foi estreada no Teatro Mariinsky em São Petersburgo em 1890 tendo desde logo sido um sucesso (contrariamente ao Lago dos Cisnes). É uma obra bastante longa em três actos (dura cerca de quatro horas contanto com os intervalos. Conta a história de Perrault, a princesa Aurora que adormece durante 100 anos vitima de um feitiço só para ser libertada pelo beijo do príncipe com quem casa no fim do bailado. Linda música e linda história. Este foi o primeiro dos dois bailados que resultaram da colaboração de Tchaikovsky e Petipa (como vimos o Lago dos Cisnes começou de uma outra forma).

6. Quebra Nozes - Coreografia de Petipa e Ivanov, Musica  de Tchaikovski



Este bailado em dois actos foi estreado a 18 de Dezembro de 1892 no Teatro Mariinsky em São Petersburgo não tendo sido propriamente um sucesso avassalador. No entanto desde os anos 60 este bailado tem crescido em popularidade sendo hoje um dos mais interpretados. O libretto é inspirado de uma história Hoffman adaptada por Dumas (pai) contando os sonhos de uma rapariga aspirando por um príncipe e uma batalha com um rato de sete cabeças. Uma história passada no Natal em que a fantasia se mistura com a realidade ficando a questão se a batalha foi real ou apenas um sonho ...


7. Le sacre du Printemps - Coreografia de Vaslav Nijinski, Musica de Igor Stravinsky (1913)




Um dos bailados da época de ouro de Diaghilev, um dos vários que poderiam estar e estão nesta lista. de Stravinsky e desta obra já dissemos o que havia a dizer. Estreada em Paris a 29 de Maio de 1913 no meio de uma das maiores e mais históricas polémicas geradas a propósito de uma obra de arte.


9. Romeu e Julieta - Coreografia de Leonid Lavrovsky, Música de Sergei Prokofiev



Quanto à história julgo não ser necessário dar detalhes. A estreia deste ballet em plena ante-véspera da segunda guerra mundial em 1938 não foi propriamente um sucesso. Foi preciso esperar a década de 60 para que algumas recriações deste bailado lhe dessem a proeminência que a música e a coreografia merecem.


9. Cinderella - Coreografia de Rostislav Zakharov, Música de Sergei Prokofiev  (1945)



Existem várias coreografias e composições musicais baseadas nesta história (algumas das quais até de coreógrafos famosos como Petitpa) mas o que me leva a colocar este ballet nesta lista é a composição de Prokofiev estreada a 21 de Novembro de 1945 no Bolshoi em Moscovo. Um bailado em 3 actos o ultimo dos quais com duas cenas. Um ballet que representa a escola russa que como veremos domina bastante esta  lista, mas é uma dominação totalmente merecida - os franceses  são os únicos que amenizam um pouco o que facilmente seria um domínio total.

10. Spartacus - Coreografia de Yury Grigorovich, música de Kachaturian (1958)

Eventualmente

O mais polémico das inclusões nesta lista, sobretudo considerando alguns bailados que coloquei de fora. Confesso que fui movido pela vontade de reparar a injustiça feita a Kachaturian certamente um compositor brilhante totalmente ofuscado pela presença na sua geração de outros génios como Prokofiev ou Shostakovich só para dar alguns exemplos. A história penso que dispensa também ela apresentações. O bailado foi estreado em 1956 no teatro Kirov na então Leningrado.

Outros Ballets notáveis que ficaram de fora

Ficaram de fora desta lista pelo menos uma outra dezena de bailados de que certamente reconhecerão os nomes, como por exemplo Pássaro de Fogo de Stravinsky ou Sonho de uma Noite de Verão de Mendelssohn - neste caso em boa verdade a música não foi composta para ballet mas sim para acompanhar a peça de Teatro - ou ainda Le Bayadére de Minkus ou Paquita de Deldevez.

Fica o desafio caros leitores para nos enviarem a vossa Lista de 10 Bailados ou se preferirem apenas um ou outro que prefeririam que estivesse nesta lista.

Oportunidades na Amazon