sexta-feira, 27 de abril de 2012

Debussy - O prelúdio de uma série anunciada

Este post deve ser entendido "à la fois" como uma recomendação e como um prenuncio do que há de ser colocado em breve neste post. Na verdade temos à muito vontade de fazer uns posts sobre Debussy e como existirão agora umas quantas razões coincidentes nesse sentido lá terá de ser (será uma agradável obrigação diga-se em verdade).

Começamos como dizia no título em jeito de prelúdio com uma recomendação para Paris. Diz Alex Ross que não há alma musical que passe por Paris que possa perder a exposição de Debussy no Musée de L´Orangerie. O quadro que mostro é um dos meus preferidos, de Monet claro ...

E nós por aqui fazemos eco da recomendação para os parisienses e sobretudo para os portugueses afortunados que por lá passarão até dia 11 de Junho. Para quem não possa ir a Paris então recomenda-se que apontem desde já os vossos browsers para o site de France Musique porque no Sábado 28 às 16 será emitido o concerto La Mer sendo exploradas as relações existentes entre Debussy, Baudelaire e Verlaine e os pintores Turner, Whistler e Monet. Este concerto estará disponível para escuta no referido site durante um mês.

Como é costume não há post neste blog sem música pelo que neste caso proponho precisamente La Mer mais precisamente o seu primeiro andamento.

Oportunidades na Amazon