sexta-feira, 1 de maio de 2009

Grieg - Concerto para Piano Nº 1 (Op. 16)

Edvard Grieg, 1891 painting by Eilif Peterssen...Image via Wikipedia

Entre os concertos para piano que estão no meu top cinco está este concerto de Grieg. Grieg um homem modesto que dizia não estar na categoria de um Mozart ou de um Beethoven. Um representante de uma das escolas nacionalistas, a Escandinava que aliás de certa forma ajudou a criar.

Grieg foi no início marginalizado talvez porque na altura a Noruega, o seu país natal era vista como um local pouco propicio ao desenvolvimento de talentos musicais.

Este concerto de Grieg foi composto em 1868 quando o compositor tinha apenas 24 anos sendo por isso um trabalho onde transparece muito fortemente a influência da escola germânica em particular de Schumann (este concerto é muitas vezes comparado ao Concerto de Schumann que também é em Lá Menor e que tem uma construção semelhante). A estreia deu-se a 3 de Abril de 1869 em Copenhaga com Edmund Neupert ao piano e Simon Paulli na direcção da Real Orquestra da Dinamarca.

Escolhemos para ilustrar este concerto uma interpretação de Arthur Rubinstein que embora possam ler nos comentários ser demasiado lenta (é verdade que é amsi lenta do que o tempo de referência actual) tem a vantagem, para mim,

O primeiro andamento (Allegro molto moderato) em Lá menor é logo desde o seu início uma das composições mais facilmente reconhecíveis da música clássica. Oiçam este andamento aqui e aqui.

O segundo andamento (Adagio) em Ré bemol maior é criticado por alguns musicólogos por ser demasiado simples. Porém tenho de discordar dessa opinião dado que para mim é uma das melodias mais emocionantes que conheço ... Oiçam aqui este andamento.

O terceiro andamento (Allegro moderato molto e marcato) que começa em Lá menor para acabar em Lá Maior é uma montra de virtuosismo pianistico mas sem perder o carácter musical. É neste andamento que mais facilmente se detecta o caracter nacionalista do compositor com referências a melodias populares Norueguesas. Oiçam aqui este andamento.

Não se esqueçam de votar neste concerto ... Merece mais do que os 10 votos que tem até agora !
Reblog this post [with Zemanta]

Oportunidades na Amazon