terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Lista dos melhores Violinistas do fim do século XIX até hoje (Versão 29.12.2009)

Nesta actualização começamos a colocar para alguns violinistas alguns extractos que podem ouvir no You Tube. Acrescentamos também violinistas que nos foram sugeridos (Oistrak por exemplo) ou de que nos lembramos (Grappelli).
O critério que utilizamos na selecção desta lista foi existir pelo menos uma probabilidade não nula de conseguirmos encontrar uma gravação do violinista em causa. Assim esta lista contém os melhores violinistas do século XX e XXI e ainda alguns que tendo nascido no século XIX viveram suficiente tempo para ser possível existirem gravações (na dúvida mantivemos o violinista, se depois se revelar impossível passará para uma outra lista ...). Como fizemos para os maestros mantemos a ordem cronológica de nascimento.

Nota: As primeiras gravações de música conhecidas datam de aproximadamente 1860. Por isso para todos os violinistas que viveram até essa data consideramos teoricamente possível a existência de gravações. Embora até à invenção do Fonógrafo em 1877 seja altamente improvável a existência de gravações. Até à entrada nº10 desta lista não há nenhum violinista com uma gravação que conheça.

Lista de Violinistas dos Séculos (XIX a XXI) - Actualizado em 24.11.2012

O critério que utilizamos na selecção desta lista foi existir pelo menos uma probabilidade não nula de conseguirmos encontrar uma gravação do violinista em causa. Assim esta lista contém os melhores violinistas do século  XX e XXI e ainda alguns que tendo nascido no século XIX viveram tempo suficiente para ser possível existirem gravações (na dúvida mantivemos o violinista). Como fizemos para os maestros mantemos a ordem cronológica de nascimento.
  1. Karol Lipinski (1790–1862) : Não existem no You Tube gravações deste violinista no entanto encontramos uma interpretação do seu segundo concerto para violino, aqui.
  2. Franz Berwald (1796–1868) : Tal como para o caso anterior não encontramos qualquer referência a gravações enquanto instrumentistas. Aliás tanto no primeiro caso como neste a actividade de ambos enquanto compositores é claramente mais significativa do que a sua actividade enquanto instrumentistas. Em todo o caso podem ter uma ideia da obra deste compositor aqui.
  3. Charles Auguste de Bériot (1802–1870): Também não encontramos no You Tube gravações deste interprete. Bériot teve uma importância fundamental na criação da escola Franco-Belga de violino  nomeadamente tendo como alunos Hubert Léonard, Henri Vieuxtemps and Heinrich Wilhelm Ernst entre outros. Como compositor as suas obras são hoje praticamente ignoradas com excepção da utilização pedagógica para a qual continuam a ser profusamente utilizadas. Vejam por exemplo um dos casos mais frequentes, Scéne de Ballet.
  4. Ole Bull (1810–1880) : Um dos outros grandes violinistas para os quais poderiam existir gravações (em teoria) mas para o qual não encontramos qualquer referência no You Tube. Na ausência de registos enquanto instrumentistas propomos uma gravação do seu Grand Concerto em Lá Maior.
  5. Ferdinand David (1810–1873) : Violinista e Compositor Alemão. Trabalhou estreitamente com Mendelssohn no conhecido concerto para violino em Mi Menor e foi o violinista escolhido para a estreia da obra em 1845. Como muitas vezes acontecia no final do século XIX os grandes violinistas eram também compositores notáveis, na maioria dos casos em obras para o seu instrumento. Neste caso porém e certamente caso único nesta lista à falta de uma interpretação do próprio resolvemos propor-vos o Concertino para Trombone e Orquestra de sua autoria.
  6. Heinrich Wilhelm Ernst (1814–1865): Um dos alunos de Bériot de que também não encontramos registos sonoros. Ernst foi considerado o sucessor de Paganini tendo o próprio previsto uma carreira notável para o violinista de origem checa (nasceu em Brno) que efectivamente se veio a concretizar. Tal como muitos outros dos virtuosos desta lista Ernst também foi um compositor notável, neste caso existindo várias obras suas que são interpretadas regularmente fazendo parte do reportório de muitos violinistas. Entre essas escolhemos Last Rose of Summer (variações sobre uma canção irlandesa também ela frequentemente cantada como encore por alguns cantores líricos).
  7. Jean-Delphin Alard (1815–1888) : Sobretudo conhecido por ser um dos grandes mestres da escola francesa de violino e por ter sido o professor de Pablo de Sarasate. Embora tenha deixado uma considerável obra pedagógica e uma notável compilação de obras para violino do século XVIII, não existe nenhum exemplo sonoro com o qual possa ilustrar esta entrada a não ser esta gravação de 1906 de um violinista Charles d´Almaine que aparentemente está relacionado com Alard, ainda a apurar porquê. Fica a descrição do seu estilo fogoso e apaixonado ao que parece ...  
  8. Jakob Dont (1815–1888) : Não deve existir nenhum estudante de violino (pelo menos dos mais sérios) que não conheça os seus estudos. Deixou além disso algumas cadenzas para o concerto para Violino e Orquestra de Beethoven e algumas obras para violino solo ou com acompanhamento ao piano. Deixo-vos dois desses Caprichos para Violino.
  9. Charles Dancla (1817–1907) : Mais um violinista francês fundamental na consolidação da escola francesa deste instrumento. Também no seu caso, sobretudo em França não deverá existir nenhum estudante sério de violino que não tenha pelo menos uma vez interpretado um dos seus estudos ou uma boa parte do seu método. Mostro-vos a titulo de exemplo um vídeo de uma jovem húngara interpretando o seu Op. 77 intitulado "Premier Solo".
  10. Antonio Bazzini (1818–1897) : Violinista italiano também ele compositor sendo neste caso difícil dizer qual é a vertente em que mais se deveria ter destacado. Uma coisa é certa a sua reputação enquanto compositor foi em vida muito menor que aquela que obteve enquanto violinista. Não obstante algumas das suas obras fazem hoje parte do reportório de música de câmara género no qual produziu alguns quartetos que são autenticas obras primas. Para violino a sua famosa "Ronde des Lutins" é ainda hoje uma das obras mais interpretadas, neste caso escolhemos uma interpretação de Zino Francescatti.
  11. Camillo Sivori (1818–1894)
  12. Henri Vieuxtemps (1820–1881)
  13. Jules Garcin (1830–1896)
  14. Joseph Joachim (1831–1907)
  15. José White Lafitte (1835–1918) : Oiçam aqui uma gravação de 1924, não pelo próprio José White Laffite mas não deixa de ser uma gravação histórica (é do próprio Edison) e a composição é de José White Lafitte.
  16. Henryk Wieniawski (1835–1880)
  17. Wilma Neruda (1839–1911)
  18. Oskar Rieding (1840–1918)
  19. Pablo de Sarasate (1844–1908): Oiçam aqui uma gravação de 1904 em que Sarasate toca a sua Zigeunerweisen. Sem dúvida um documento histórico.
  20. August Wilhelmj (1845–1908) : Oiçam aqui uma gravação da Witch´s Dance de Paganini numa transcrição de um cilindro. A gravação tem má qualidade mas vale como documento histórico.
  21. Franz Ries (1846–1932)
  22. Leopold Auer (1845–1930) : Deste extraordinário violinista encontramos duas gravações, Dança Húngara em Sol Menor de Brahms e Souvenir d´un Lieu Cher de Tchaikovsky.
  23. Martin Pierre Marsick (1847–1924) : Do professor de Eunescu entre outros não encontramos ainda nenhuma gravação.
  24. Fritz (Friedrich) Seitz (1848–1918)
  25. Émile Sauret (1852–1920)
  26. Otakar Ševčík (1852–1934)
  27. Marianne Stresow Scharwenka (1856–1918)
  28. Sam Franko (1857–1937)
  29. Eugène Ysaÿe (1858–1931) : Oiçam aqui um extracto deste violinista a interpretar o Concerto para Violino em Mi Menor de Mendelsohnn.
  30. Willy Hess (1859–1939)
  31. Carl Venth (1860–1938)
  32. Nahan Franko (1861–1930)
  33. Franjo Krežma (1862–1881)
  34. František Drdla (1868–1944)
  35. Mathieu Crickboom (1871–1947)
  36. Josef Suk (1874–1935) : Não encontramos gravações do Violinista mas encontramos uma peça desta compositor que pode ouvir aqui. A nossa leitora sem palavras encontrou aqui um Josef Suk mas que não é o original ... mas sim o seu seu neto. Como achamos isso muito interessante aqui fica também o link.
  37. Fritz Kreisler (1875–1962) : Pode ouvir aqui Kreisler a interpretar uma obra sua, "Capricho Vienense".
  38. Jacques Thibaud (1880–1953) : Pode ouvir aqui Jacques Thibaud a interpretar "a Fonte de Aretusa" de Szymanowski's. 
  39. George Enescu (1881–1955) : Pode ouvir aqui George Enescu numa interpretação da Partita Nº1 em Si Menor.
  40. Efrem Zimbalist (1889–1985) : Pode ouvir aqui Efrem numa interpretação da sonata Kreutzer (e variações) de Beethoven. Curiosamente ao piano está Harold Bauer (1873-1951) que começou a sua carreira como violinista. Já falamos desta composição de Beethoven neste post.
  41. Mischa Elman (1891–1967) : Pode ouvir aqui a Humoresque - Dvorak e a Gavotte de Gossec. Note-se que a primeira das duas composições deve grande parte da sua fama a este violinista.
  42. Joseph Szigeti (1892–1973) : Pode ouvir aqui Szigeti a interpretar com o também excelente pianista Claudio Arrau a Sonata para Violino e Piano Op. nº 30 de Beethoven.
  43. Jascha Heifetz (1901–1987) : Podem ouvir aqui Jascha Heifetz a interpretar o primeiro movimento do concerto para Violino e Orquestra de Tchaikovsky.
  44. Zino Francescatti (1902–1991) : Podem ouvir aqui Zino Francescatti a interpretar o segundo andamento do Concerto nº4 de Mozart para Violino e Orquestra (como aliás já tínhamos destacado no post sobre Beethoven).
  45. Nathan Milstein (1903–1992) : Pode ouvir aqui Nathan Milstein a interpretar o Capriccio nº 11 de Paganinni.
  46. David Oistrakh (1908–1974) : A nossa leitora Ematejoca descobriu que nos tínhamos esquecido de David Oistrakh. Está reposta a legalidade relativamente a este esquecimento imperdoável. Oiçam aqui este violinista a interpretar o terceiro andamento do concerto para Violino de Sibelius.
  47. Stéphane Grappelli (1908–1997) : Eu sei que não é um violinista que toque reportório clássico. No entanto é um dos que para mim tem das sonoridades mais naturais e belas. Podia escolher um dos seus muito duetos com Menuhin, ou com Nigel Kennedy quando este era ainda adolescente mas prefiro mostrar-vos este vídeo com Django Reinhardt e o Quintette do Hot Club de France.
  48. Yehudi Menuhin (1916–1999): Um dos meus violinistas preferidos (senão o preferido). Podem ouvir Menuhin aqui interpretando a balada para piano e violino (segundo andamento) de Frank. Ao piano está a sua irmã Hephzibah.
  49. Henryk Szeryng (1918–1988) : Podem ouvir este violinista a interpretar aqui Concerto para Violino de Brahms.
  50. Florian ZaBach (1918–2006)
  51. Ruggiero Ricci (1918): 
  52. Ginette Neveu (1919–1949): Apesar de ter falecido com apenas 30 anos, vítima de um acidente de avião Ginette Neveu é considerada uma das maiores violinistas de sempre. Oiçam (e vejam) aqui um fragmento de uma interpretação de Chausson Poéme.
  53. Isaac Stern (1920–2001) : Oiçam aqui este violinista a interpretar o terceiro andamento do Concerto para Violino de Beethoven.
  54. Arthur Grumiaux (1921–1986) : Leiam a biografia deste extraordinário violinista belga especialista em Bach, ao ponto das suas interpretações deste compositor serem consideradas uma referência (e terem feito parte das obras escolhidas para a nave espacial Voyager I e II), aqui.
  55. Ivry Gitlis (1922) : Oiçam aqui este violinista interpretar a sonata para violino solo de Bartok (primeiro andamento).
  56. Leonid Kogan (1924–1982)
  57. Ida Haendel (1928) : Violinista de origem polaca aluna de Enescu. Podem ouvir esta violinista aqui numa interpretação do concerto para violino de Sibelius no qual é uma das referências.
  58. Joseph Silverstein (1932)
  59. Christian Ferras (1933–1982)
  60. Michael Rabin (1936–1972)
  61. Itzhak Perlman (1945)
  62. Viktor Tretyakov (1946)
  63. Glenn Dicterow (1948)
  64. Pinchas Zukerman (1948)
  65. Gidon Kremer (1948)
  66. Giuliano Carmignola (1951) : Nasceu em Treviso em 1951 sendo especialmente conhecido pelo seu trabalho em obras do período barroco. O pai que também era violinista cedo reconheceu e encorajou o filho no desenvolvimento do seu talento.
  67. Nigel Kennedy (1956)
  68. Shlomo Mintz (1957)
  69. Viktoria Mullova (1959):
  70. Fabio Biondi (1961): Violinista italiano nascido em Palermo na Sicília especialmente conhecido pela criação da Orquestra Europa Galante que dirige.
  71. Anne-Sophie Mutter (1963)
  72. Joshua Bell (1967)
  73. Midori Goto (1971)
  74. Vadim Repin (1971)
  75. Gil Shaham (1971) : Oiçam aqui este violinista a interpretar o terceiro andamento do concerto para violino e orquestra de Brahms em Ré Maior.
  76. Akiko Suwanai (born 1972)
  77. Julian Rachlin (1974)
  78. Maxim Vengerov (1974) : Violinista israelita nascido na União Soviética. Para saberem mais sobre este músico podem visitar o seu site oficial aqui. Para terem uma ideia do génio deste violinista sugiro a compra deste DVD na Amazon: Maxim Vengerov - Living The Dream [2005]
  79. Janine Jansen (1978) : Violinista  Holandesa conhecida pela intensidade emocional das suas interpretações.
  80. Hilary Hahn (1979)
  81. Sarah Chang (1980) : Uma das mais promissoras violinistas do fim do século XX, Sarah Chang tem já uma discografia notável. Leia uma curta biografia aqui.
  82. Julia Fischer (1983) : Violinista alemã.

Esta lista foi compilada tendo como referência a Wikipedia e outros sites de referência mas palpita-me que ainda está incompleta. Vai ser uma daquelas obras em permanente revisão.

As 10 mais interessantes pesquisas da semana (2009 - #50)

Sendo quase a ultima semana do ano é também a ultimo destes posts em 2009. Estamos também no post 998 portanto muito próximos do post #1000 que iremos celebrar com uma das vossas ideias, ainda estou indeciso na que irei utilizar ...

 

As 10 pesquisas da semana (#50)
  1. a morte e a donzela schubert download : Download já explicamos que não havia neste blog, quanto a esta obra é na verdade uma questão recorrente. Falamos dela (da obra) aqui (com links para interpretações completas no You Tube)
  2. arcangelo corelli - compositor - biography : Elaboramos uma curta biografia deste compositor aqui.
  3. augusto jorge de menim suggia : Pai de Guilhermina Suggia ele também violoncelista profissional no Teatro São Carlos e professor nos conservatórios de Lisboa e Porto.
  4. barroca musica blogspot : Bem neste blog falamos já muito no passado de música barroca, entretanto fomos avançando cronologicamente e estamos agora no período romântico. Podem percorrer a nossa lista de compositores barrocos ou seleccionar a tag respectiva na "Tag Cloud" ou ainda se quiserem aceitar a nossa recomendação temos uma lista de 10 peças seleccionadas deste período, uma espécie de "curso rápido" do período.
  5. domenico scarlatti blogspot : Sim falamos deste compositor aqui.
  6. estudos de chopin :  Podem ler este post sobre os estudos de Chopin.
  7. pachelbel blogspot : Pachebel é um daqueles compositores que praticamente só são conhecidos da maioria de nós por causa de uma única obra. Quando falamos dele aqui também abordamos apenas essa obra, um erro que teremos de reparar.
  8. porque os jovens não gostam de musica clássica : Admitindo que isso é verdade (o que carece de uma prova cientifica) e admitindo ainda que se pode admitir que se pode não gostar de uma coisa sem a conhecer (certamente que todos os vossos pais vos falaram da necessidade de "provar" antes de emitir uma opinião de gosto - ok, há situações limites que não o exigem :-)) , admitindo dizia todos estes pressupostos penso que a principal razão é mesmo o "tempo de antena" que lhe é concedido. É que hoje em dia mesmo que o desejemos é dificil ouvir música clássica em qualquer um dos canais generalistas. Podemos ouvir vários tipo de "música" de plástico às mais diversas horas mas música clássica não. Por outras palavras se forem ensinados a ouvir, se tiverem oportunidade regular de o fazer, se souberem o que procurar os jovens GOSTAM de música clássica. Ensinar exige um esforço, tal como aprender. Então porque razão para a música "normal" esse esforço não é necessário? Bem em grande parte porque é toda ela muito mas muito mais fácil. E nos nossos tempos de consumo imediato e de falta de vontade de concentração está aí a verdadeira razão da ausência da música clássica na programação e por consequência no gosto dos jovens. O grave é que este fenómeno de aligeiramento, de superficialidade do conhecimento não está reservado à música mas abarca toda a cultura e todo o conhecimento. Escusado será dizer que há obras de ficção cientifica que nos descrevem com relativo rigor onde isto nos pode levar. Estamos (ainda) a tempo de parar mas já não vai ser fácil. Em resumo eu diria abaixo os "sound bytes" em qualquer domínio. Abaixo a superficialidade do conhecimento. Não deixemos que nos enganem com conhecimento oco e frases sem sentido, utilizemos a nossa capacidade de interpretar. Vivemos efectivamente numa sociedade de informação mas como dizia um dos meus professores de base de dados "Garbage In, Garbage Out"
  9. trompete musicas clássicas : Há um reportório relativamente vasto de obras para trompete. Aliás esse reportório é tão vasto que é obviamente impossível listas todas as obras existentes. Optamos assim por enumerar algumas das mais significativas. Em primeiro lugar no que diz respeito à Trompete enquanto instrumento "solo" ou em música de câmara. Dadas as limitações musicais das trompetes não nos deve surpreender muito que a maioria das obras para trompete nesta categoria sejam do século XX (embora existam peças para conjuntos de trompetes - o que é outra coisa). Para ilustrar este tipo de peça seleccionamos uma interpretação de Wynton Marsalis da Sonata para Trompete e Piano de Hindemith. Nas obras para Orquestra temos mais escolha e de tempos menos recentes. Por exemplo podem ler este post sobre o concerto para Trompete de Haydn.
  10. Wagner : Ainda não chegamos cronologicamente a este compositor (1813-1883) de que confesso não morrer de amores em grande parte pelas suas posições marcadamente anti-semitas (cuja estupidez penso não vale a pena comentar aqui). Admito que devamos separar a obra e o seu mérito do homem. Nesse caso porém eu ainda tenho um problema suplementar: É que Wagner foi um génio num género musical que me diz menos do que outros: A Ópera. Ainda assim quando falarmos da ópera romântica não deixaremos de tratar em detalhe esta figura incontornável da música alemã do século XIX. Por agora fiquem com uma árias mais conhecidas de Wagner aqui.
Pesquisas Recorrentes
  • Biografia de Cláudio Monteverdi: Leiam aqui uma curta biografia.
  • Biografia de Henry Purcell : Temos efectivamente uma biografia de Henry Purcell no nosso blog. Podem ler aqui.
  • Biografia de Vivaldi : Leia aqui uma biografia com aspectos principais da vida deste compositor do período barroco.
  • Biografia de Jean-Pierre Rampal : Leia aqui uma biografia deste flautista do século 20 que devolveu à flauta o estatuto perdido de instrumento solista.
  • O que é a música clássica: Leia aqui uma resposta possível.
  • O que é um concerto grosso : Leiam aqui uma curta definição com links para alguns exemplos.
  • Sinfonias de Beethoven : Efectivamente analisamos as nove sinfonias de Beethoven recorrendo em parte aos textos de Berlioz. Neste post fizemos uma lista de todos os posts relativos a essas obras.
  • Sonata Appassionata: Esta obra de que falámos neste post foi na altura uma autêntica revolução na composição para piano tirando o máximo partido da versatilidade e capacidade sonora dos novos instrumentos. O nome não foi escolhido por Beethoven
  • Grandes Maestros : Vejam aqui a lista
  • Grandes Violinistas: Vejam aqui a lista
Estatísticas

Tivemos esta semana 428 visitas de 24 países diferentes das quais 329 de Portugal, 79 do Brasil e 4 dos Estados Unidos. Lisboa com 109 visitas foi a cidade com maior número de visitas em segundo lugar ficou o Porto com 62 visitas e finalmente em terceiro o Rio de Janeiro no Brasil com 14 visitas (creio que uma estreia nestas estatísticas).

Destas 52 foram directas, 241 foram através de sites de referência enquanto 116  foram de motores de pesquisa. 25 visitas vieram do feedburner enquanto nesta semana temos tido em média 30 leitores por dia que nos lêem através desses feeds (sem portanto chegar ao nosso blog).

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