terça-feira, 29 de dezembro de 2009

As 10 mais interessantes pesquisas da semana (2009 - #50)

Sendo quase a ultima semana do ano é também a ultimo destes posts em 2009. Estamos também no post 998 portanto muito próximos do post #1000 que iremos celebrar com uma das vossas ideias, ainda estou indeciso na que irei utilizar ...

 

As 10 pesquisas da semana (#50)
  1. a morte e a donzela schubert download : Download já explicamos que não havia neste blog, quanto a esta obra é na verdade uma questão recorrente. Falamos dela (da obra) aqui (com links para interpretações completas no You Tube)
  2. arcangelo corelli - compositor - biography : Elaboramos uma curta biografia deste compositor aqui.
  3. augusto jorge de menim suggia : Pai de Guilhermina Suggia ele também violoncelista profissional no Teatro São Carlos e professor nos conservatórios de Lisboa e Porto.
  4. barroca musica blogspot : Bem neste blog falamos já muito no passado de música barroca, entretanto fomos avançando cronologicamente e estamos agora no período romântico. Podem percorrer a nossa lista de compositores barrocos ou seleccionar a tag respectiva na "Tag Cloud" ou ainda se quiserem aceitar a nossa recomendação temos uma lista de 10 peças seleccionadas deste período, uma espécie de "curso rápido" do período.
  5. domenico scarlatti blogspot : Sim falamos deste compositor aqui.
  6. estudos de chopin :  Podem ler este post sobre os estudos de Chopin.
  7. pachelbel blogspot : Pachebel é um daqueles compositores que praticamente só são conhecidos da maioria de nós por causa de uma única obra. Quando falamos dele aqui também abordamos apenas essa obra, um erro que teremos de reparar.
  8. porque os jovens não gostam de musica clássica : Admitindo que isso é verdade (o que carece de uma prova cientifica) e admitindo ainda que se pode admitir que se pode não gostar de uma coisa sem a conhecer (certamente que todos os vossos pais vos falaram da necessidade de "provar" antes de emitir uma opinião de gosto - ok, há situações limites que não o exigem :-)) , admitindo dizia todos estes pressupostos penso que a principal razão é mesmo o "tempo de antena" que lhe é concedido. É que hoje em dia mesmo que o desejemos é dificil ouvir música clássica em qualquer um dos canais generalistas. Podemos ouvir vários tipo de "música" de plástico às mais diversas horas mas música clássica não. Por outras palavras se forem ensinados a ouvir, se tiverem oportunidade regular de o fazer, se souberem o que procurar os jovens GOSTAM de música clássica. Ensinar exige um esforço, tal como aprender. Então porque razão para a música "normal" esse esforço não é necessário? Bem em grande parte porque é toda ela muito mas muito mais fácil. E nos nossos tempos de consumo imediato e de falta de vontade de concentração está aí a verdadeira razão da ausência da música clássica na programação e por consequência no gosto dos jovens. O grave é que este fenómeno de aligeiramento, de superficialidade do conhecimento não está reservado à música mas abarca toda a cultura e todo o conhecimento. Escusado será dizer que há obras de ficção cientifica que nos descrevem com relativo rigor onde isto nos pode levar. Estamos (ainda) a tempo de parar mas já não vai ser fácil. Em resumo eu diria abaixo os "sound bytes" em qualquer domínio. Abaixo a superficialidade do conhecimento. Não deixemos que nos enganem com conhecimento oco e frases sem sentido, utilizemos a nossa capacidade de interpretar. Vivemos efectivamente numa sociedade de informação mas como dizia um dos meus professores de base de dados "Garbage In, Garbage Out"
  9. trompete musicas clássicas : Há um reportório relativamente vasto de obras para trompete. Aliás esse reportório é tão vasto que é obviamente impossível listas todas as obras existentes. Optamos assim por enumerar algumas das mais significativas. Em primeiro lugar no que diz respeito à Trompete enquanto instrumento "solo" ou em música de câmara. Dadas as limitações musicais das trompetes não nos deve surpreender muito que a maioria das obras para trompete nesta categoria sejam do século XX (embora existam peças para conjuntos de trompetes - o que é outra coisa). Para ilustrar este tipo de peça seleccionamos uma interpretação de Wynton Marsalis da Sonata para Trompete e Piano de Hindemith. Nas obras para Orquestra temos mais escolha e de tempos menos recentes. Por exemplo podem ler este post sobre o concerto para Trompete de Haydn.
  10. Wagner : Ainda não chegamos cronologicamente a este compositor (1813-1883) de que confesso não morrer de amores em grande parte pelas suas posições marcadamente anti-semitas (cuja estupidez penso não vale a pena comentar aqui). Admito que devamos separar a obra e o seu mérito do homem. Nesse caso porém eu ainda tenho um problema suplementar: É que Wagner foi um génio num género musical que me diz menos do que outros: A Ópera. Ainda assim quando falarmos da ópera romântica não deixaremos de tratar em detalhe esta figura incontornável da música alemã do século XIX. Por agora fiquem com uma árias mais conhecidas de Wagner aqui.
Pesquisas Recorrentes
  • Biografia de Cláudio Monteverdi: Leiam aqui uma curta biografia.
  • Biografia de Henry Purcell : Temos efectivamente uma biografia de Henry Purcell no nosso blog. Podem ler aqui.
  • Biografia de Vivaldi : Leia aqui uma biografia com aspectos principais da vida deste compositor do período barroco.
  • Biografia de Jean-Pierre Rampal : Leia aqui uma biografia deste flautista do século 20 que devolveu à flauta o estatuto perdido de instrumento solista.
  • O que é a música clássica: Leia aqui uma resposta possível.
  • O que é um concerto grosso : Leiam aqui uma curta definição com links para alguns exemplos.
  • Sinfonias de Beethoven : Efectivamente analisamos as nove sinfonias de Beethoven recorrendo em parte aos textos de Berlioz. Neste post fizemos uma lista de todos os posts relativos a essas obras.
  • Sonata Appassionata: Esta obra de que falámos neste post foi na altura uma autêntica revolução na composição para piano tirando o máximo partido da versatilidade e capacidade sonora dos novos instrumentos. O nome não foi escolhido por Beethoven
  • Grandes Maestros : Vejam aqui a lista
  • Grandes Violinistas: Vejam aqui a lista
Estatísticas

Tivemos esta semana 428 visitas de 24 países diferentes das quais 329 de Portugal, 79 do Brasil e 4 dos Estados Unidos. Lisboa com 109 visitas foi a cidade com maior número de visitas em segundo lugar ficou o Porto com 62 visitas e finalmente em terceiro o Rio de Janeiro no Brasil com 14 visitas (creio que uma estreia nestas estatísticas).

Destas 52 foram directas, 241 foram através de sites de referência enquanto 116  foram de motores de pesquisa. 25 visitas vieram do feedburner enquanto nesta semana temos tido em média 30 leitores por dia que nos lêem através desses feeds (sem portanto chegar ao nosso blog).

1 comentário:

  1. Bom texto, "Porque os jovens ao gostam de música classica". Eu é que tenho sempre a mania do "mas". Neste caso, o "mas" vai para "porque é toda ela muito mas muito mais fácil".

    - nem "toda" é "muito" mais fácil. Conheço obras ditas "pop" ou "rock" mais complexas, inventivas, elaboradas e/ou poéticas do que o tal Albinoni ou o tal Pachelbel ou o Bolero ou cançonetas do Bocelli. Só que não passam na rádio.

    - quanto ao Shostakovich, convém não esquecer aquela fase feia de compromisso com o estalinismo em que fez música de propaganda do regime. A canção dos pilotos Rodina slyshit ( "A Pátria ouve, a Pátria sabe") é uma delas, particularmente sinistra... tal como com Wagner, (ainda) não consigo desligar a obra do homem...

    Abraço,
    Mário

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon