domingo, 18 de novembro de 2007

Bach - Concertos de Brandenburg

Vamos hoje iniciar uma série de posts sobre os concertos de Brandenburg de Bach. Na verdade tratando-se de uma das obras mais representativas do Barroco pareceu-nos que seria injusto não ter um destaque equivalente às Quatro Estações de Vivaldi. Não que esta justiça importe muito ...

Pronto confesso. Apeteceu-me. Ontem estive a ouvir um destes concertos e reparei que tinha falado muito pouco deles. Claro que vou manter o mesmo critério na escolha dos andamentos ... não vai ser "Easy Listening" mas vou seleccionar primeiro os andamentos que me parecerem mais fáceis de serem apreciados por todos, mesmo aqueles que ouvem menos música clássica ou que pensam não gosta deste tipo de música.

Começando por uma explicação global sobre o conjunto destes concertos sabe-se que foram um presente ao Príncipe de Brandenburg em 1721 (daí o seu nome) embora seja geralmente aceite que foram escritos antes disso (possivelmente a partir de 1708 quando ainda estava em Weimar).

São seis concertos todos eles verdadeiras obras primas. Como nota de "petite histoire" que fique o registo que o primeiro andamento do segundo concerto foi uma das obras incluída na sonda espacial Voyager como representativa do povo da terra ...

O primeiro concerto é o unico com 4 andamentos sendo como aliás todos os restantes fortemente influenciado pelo barroco Italiano em particular por Vivaldi. Há interpretações diferentes que apontam 5 andamentos para todos estes concertos mas já falaremos disso.

Por agora e como a conversa já vai longa deixo-vos com o primeiro andamento do primeiro concerto de brandenburg (Brandenburg Concerto No.1 in F major, BWV 1046) pela Orquestra Barroca de Freiburg.

Oportunidades na Amazon