domingo, 14 de outubro de 2012

Mission - Cecilia Bartoli com obras de Agostini Stefanni

Outros dos presentes de que agora posso falar já que acabei de ouvir o disco Mission de Cecilia Bartoli com obras de Agostini Steffani (1654-1728) compositor sobre o qual farei de seguida um post em separado  (ligado a este assim que estiver terminado).

Como sabem os leitores mais atentos a este blog este disco já tinha sido tema da Diapason do mês passado e é a partir da entrevista de Cecilia Bartoli e da minha audição do disco que vos faço agora uma apreciação global do disco e daqueles que me parecem os pontos mais fortes do mesmo.

Começo pela embalagem tipo livro em capa dura com mais de 150 páginas não apenas com as letras das árias das operas seleccionadas mas também com uma biografia extensa do compositor, padre diplomata e espião Agostini Stefanni. Alguns dos mapas providenciados nessas páginas assim como algumas das fotografias no interior, uma excelente obra conceptual são por si uma verdadeira obra de arte.

Quanto ao disco em si uma recolha de várias opera de Steffani a primeira nota que salta à vista é o tempo relativamente reduzido de cada faixa que pode levar ao receio de alguma falta de unidade sobretudo tendo em consideração o facto de ser composto de fragmentos de várias óperas. Pois bem esse receio é totalmente infundado. Aliás a bem da verdade não aconteceu com certeza por acaso já que a escolha de Cecilia Bartoli foi criteriosa tendo mesmo resistido à facilidade de incluir os relativamente famosos duetos do compositor, facilidade essa ainda mais tentadora tendo em consideração a participação de Jarousky. Aliás devo-vos dizer que num tempo em que tantas vezes se procura a facilidade comercial esta resistência é absolutamente refrescante.

Pela razão anterior - por essa unidade quase milagrosa - é difícil propor-vos uma selecção  mas ainda assim vou tentar seguindo alguns critérios que serão eventualmente discutíveis mas que procuram dar-vos uma visão dos vários aspectos da obra dentro da referida unidade.

Em primeiro lugar a obra contempla várias faixas em estreia absoluta no que diz respeito a edição em CD mais precisamente 19 das 24 faixas. De todas essas 19 estreias escolher uma não é fácil e ainda mais difícil é encontrar uma que esteja no You Tube ...

Depois obviamente teria de vos propor uma das faixas em que Jarousky colabora com Bartoli . É uma faixa da única ópera relativamente conhecida de Agostini Steffani, Niobe chamada T´abbracio, mia Diva ... Ti stringo, mio nume (por acaso também uma das faixas em estreia no que diz respeito à gravação em CD).


Por fim tenho de destacar uma faixa em que Cecília Bartoli canta acompanhada apenas de um alaúde. Infelizmente também não consegui por enquanto localizar um exemplo.

Deixo assim estes dois desafios aos nossos estimados leitores ...

Um disco que recomendo em qualquer um dos formatos existentes. Do digital ao que me ofereceram (obrigado irmã ;-))

Oportunidades na Amazon