quarta-feira, 24 de junho de 2009

A nossa Sinfonia Preferida

Bom desta a passada Terça-Feira já temos algumas sugestões dos nossos leitores. A lista até agora por vós proposta é a seguinte: - Não temam ! Façam as vossas sugestões !

André Rendeiro disse...
Bem, aqui vai a minha sugestão, que sei que é um pouco atípica, mas deve encher alguns de curiosidade a espreitar estas grandes (e na maior parte negligenciadas) sinfonias.

Brahms nº1 e 3
Attenberg nº 6
Mahler nº 5, 9 e (10)
Huber nº1 e 8
Berlioz - fantástica
Scharwenka, dó menor
Rachmanninov, nº 1 e 3
Zemlinsky nº2
Grieg dó menor
Miaskovsky, nº6
Wagner, Dó maior WWV29

André: Há aqui algumas que nunca ouvi, juro e admito até que nem sei em que período se situam embora desconfie que se trata de compositores contemporâneos ! Por outro lado , nenhuma de Beethoven ?

Bloggergeocrusoe disse...
Bem fiquei em segundo... nada mal!
Sobre propostas algumas já constam na lista de andré rendeiro.
em mahler juntava a n.º 2 ressurreção; beethoven, claro que gosto de todas, mas vou propor apenas (!) a 5.ª, 6.ª 7.ª e 9.º, sibelius também uma pelo menos, talvez a 5.ª, shubert a incompleta (talvez porque já estava completíssima), vou repetir a fantástica de berlioz e a escocesa de mendelssohn.

Geocrusoe: Ah Beethoven claro ! eu acrescento a 3ª a lista das "apenas" !

blogger disse...
aqui vai a minha, são as que consigo pensar assim de repente:
tchaikovsky nº6sibelius nº4sibelius nº5dvorak nº9beethoven nº7mahler nº5freitas branco nº1
mahler 2ª e 9ª (adicionadas depois de reflexão :-))

blogger: Gostei da adição de uma sinfonia portuguesa na lista.

Mário disse...
As da minha ilha deserta:Beethoven nºs 3,7 e 9Brahms nº 2 e 4Schubert nº 9 “A Grande”Mahler nºs 2 e 4Sibelius nºs 3 e 5As 3 sublimes: 2ª de Mahler, 9ª de Schubert, 9ª de Beethoven
Mário: Não estamos muito longe da escolha no que diz respeito às 3 sublimes !
Eu por agora não me vou pronunciar com uma lista própria e também não vou antecipar eleições :-) Aguardo mais sugestões até dia 1 de Julho.

Curta homenagem a Silvio Barbato (1959 -2009)

Tive conhecimento que entre os passageiros que faleceram no voo da Air France havia também um maestro. Silvio Barbato além de maestro era também compositor. Foi por duas vezes Director da Orquestra Nacional do Teatro de Brasília (1989-1992 e 1999-2006). Deixou incompleta uma ópera sobre Simon Bolivar .  Faleceu a 25 de Maio de 2009 algures sobre o Atlântico.

As 10 mais interessantes pesquisas da semana (2009 - #27)

Pesquisas Recorrentes

  • Biografia de Cláudio Monteverdi: Leiam aqui uma curta biografia.
  • Biografia de Henry Purcell : Temos efectivamente uma biografia de Henry Purcell no nosso blog. Podem ler aqui.
  • Biografia de Vivaldi : Leia aqui uma biografia com aspectos principais da vida deste compositor do período barroco.
  • Biografia de Jean-Pierre Rampal : Leia aqui uma biografia deste flautista do século 20 que devolveu à flauta o estatuto perdido de instrumento solista.
  • O que é a música clássica: Leia aqui uma resposta possível.
  • O que é um concerto grosso : Leiam aqui uma curta definição com links para alguns exemplos.
  • Sinfonias de Beethoven : Efectivamente analisamos as nove sinfonias de Beethoven recorrendo em parte aos textos de Berlioz. Neste post fizemos uma lista de todos os posts relativos a essas obras.
  • Grandes Maestros : Vejam aqui a lista
  • Grandes Violinistas: Vejam aqui a lista
Pesquisas da Semana
  1. "alvaro cassuto no coliseu" : Falámos do grande maestro português neste post em que homenageamos os 50 anos de carreira. Este concerto no Coliseu festejou aliás exactamente os 50 anos de carreira do maestro.
  2. bwv 1041 para violin : Um dos concertos para violino de Bach, aliás um dos meus preferidos. Falamos dele aqui.
  3. cátia moreso : A Cátia é uma mezzo-soprano de que já falamos neste blog quando sugerimos alguns recitais em que participou. Existe (acreditamos) um blog mas como a autora utiliza um pseudónimo não o revelaremos. Não consegui encontrar nenhuma biografia online.
  4. celibidache : Escrevemos uma curta biografia sobre este maestro de origem romena (1912-1996) neste post.
  5. mozart sinfonia júpiter : Bom já que estamos a iniciar o processo de eleição da nossa sinfonia preferida faz sentido falar aqui desta sinfonia de Mozart que merece esta na nossa lista. Falamos desta obra aqui.
  6. qual a sinfonia sonhos de uma noite de verão mendelssohn : Na verdade "Sonho de uma noite de verão" não é uma sinfonia nem tão pouco um poema sinfónico. Trata-se de música composta para uma interpretação da peça de Shakeaspeare e desta forma ser quase música incidental. Falamos desta composição neste post.
  7. tilia schubert : Uma das canções do ciclo Winterreise que abordamos de forma exaustiva neste blog. Em particular esta é uma das  mais conhecidas do ciclo em alemão Tannenbaum de que falamos aqui.
  8. tradução de quatro últimas canções de strauss : Na realidade a tradução destas quatro belissimas canções, pungentes e premonitórias e tantas vezes ligadas à história da música e sobretudo a ultima "Im Abendrot" uma das minhas preferidas pode ser lida neste post que dediquei à minha irmã.
  9. tradução para português de "se tu m'ami" pergolesi : Também podem encontrar uma tradução desta canção neste post. Curiosamente a canção não é efectivamente de Pergolesi.
  10. traviata : A Traviata é uma das mais conhecidas óperas românticas da autoria de Guiseppe Verdi. Publicada em 1848 e estreada em 1853 começou por ser um total fracasso. Porém com o tempo foi ganhando a popularidade que hoje possui. Neste blog ainda não falamos deste tipo de obra. Fica assim esta entrada como uma espécie de aperitivo.

Estatísticas
 
Tivemos esta semana 443 visitas (-1,12%) das quais 274 de Portugal (-2,49%) e 105do Brasil (-12,5%). Ao terceiro lugar voltou a França com 20 visitas (+300,0%). Por cidades Lisboa mantém-se na liderança com 125 visitas (+9,65%) , em segundo passou a estar a Invicta cidade do Porto com 37 (-11,42%) e em terceiro S. Paulo com 20 visitas (-25,93%).

Destas 133 foram directas (-21,76%), 150 foram através de sites de referência (-14,77%) enquanto 160 foram de motores de pesquisa (+56,87%).

Oportunidades na Amazon