domingo, 9 de maio de 2010

Dicionário de Termos Musicais - Sarabande

Na sequência deste post tinha ficado prometida a definição de algumas danças. Já definimos a Gavotte hoje é a vez da Sarabande.

Esta dança é curiosamente originaria da América Latina mais precisamente das cortes dos conquistadores espanhóis tendo sido banida em 1583 por ser considerada obscena. Foi importada para Itália possivelmente através de manuais de ensino de guitarra (segundo a enciclopédia Grove Music Online que aliás é a referência para este post).

Na Europa acabou por sofrer uma evolução que a levou a existência de duas versões uma mais rápida e tipicamente preferida na Itália, Espanha e Inglaterra e uma versão mais lenta comum em França e na Alemanha.

Foi esta ultima forma que ao ser incorporada em suites para instrumento solo (existem alguns casos em suites Orquestrais como por exemplo a BWV 1067 de Bach) chegou a nós. Bach por exemplo compôs mais de 30  Sarabandes. Lully, Rameau e Couperin por exemplo também compuseram várias Sarabandes.

Cada uma das suites para Violoncelo solo de Bach contém uma Sarabande sempre imediatamente após a Courante. Das três partitas para violino solo as duas primeiras também contêm uma Sarabande. A titulo de exemplo junto um exemplo da primeira suite para Violoncelo Solo interpretada por Rostropovich.



No que diz respeito as obras para violino por exemplo oiçam por exemplo Arthur Grumiaux na interpretação da Sarabande da Primeira Partita:

Votação para a próxima ópera ...

Como podem constatar está a decorrer a votação para escolhermos a próxima ópera de que falaremos. Têm até ao próximo Domingo para fazer a vossa escolha. No que me diz respeito eu já fiz a minha escolha, agora é convosco !

Oportunidades na Amazon