segunda-feira, 3 de maio de 2010

As 10 mais interessantes pesquisas da Semana ( #17 - 2010)

As 10 pesquisas mais interessantes da semana #17
  1. "adriana ceia" toca violoncelo :  Já falamos desta violoncelista portuguesa a propósito de alguns recitais do Compassionato Ensemble (leiam por exemplo esta recomendação de quinta-feira). Podem encontrar uma curta biografia aqui.
  2. "ino savini" : Maestro Italiano nascido em Faenza a 29 de Fevereiro de 1904 falecido a 21 de Julho de 1995.  Foi maestro da Orquestra Sinfónica do Porto entre 1953 e 1956 tendo depois voltado várias vezes como maestro convidado. Nesses três anos no Porto conduziu mais de 200 concertos tendo nessa altura conduzido para além do reportório clássico várias estreias mundiais . A partir de 1974 decide-se retirar da vida pública e dedicar-se à investigação tendo efectuado um trabalho absolutamente notável na compilação da obra de alguns compositores Italianos cuja obra estava dispersa e mal conhecida, nomeadamente Tartini. Vejam a sua página no Facebook onde poderão encontrar uma biografia mais extensa deste grande maestro tão intimamente ligado a Portugal e talvez a uma das melhores épocas de música da invicta cidade do Porto.
  3. festa da música 2010 jorge moyano : Não vi todos os concertos que Jorge Moyano fez na festa da música. Apenas tinha adquirido para o segundo concerto para piano e Orquestra de Chopin. Gostei muito claro. Gosto sempre de ouvir Moyano embora confesse que não foi a melhor experiência que tive na festa da música nem tão pouco a vez em que mais gostei de ouvir este excelente pianista.
  4. fournier cello suites blogspot : Suponho que este leitor procura as interpretações das Suites para Violoncelo solo interpretadas por este violoncelista francês, o aristocrata do violoncelo assim chamado pela forma "nobre" como interpretava. Podem ouvir aqui a interpretação da primeira peça da primeira suite.
  5. musicas de sarah chang: No que diz respeito a Sarah Chang uma das melhores violinistas da actualidade publicamos neste blog uma biografia aqui.
  6. orquestras mundiais.com : Publicamos neste blog em tempos duas listas uma das melhores Orquestras fora da Europa e uma outra das melhores Orquestras Europeias. Claro que estas listas são sempre discutíveis e certamente muitas excelentes formações poderiam fazer também parte das mesmas. Sugiro claro que leiam os  respectivos posts e sugiram mais nomes ... 
  7. qual sinfonia são miguel arcanjo gosta : De momento perdi a ligação a São Miguel Arcanjo. Prometo que assim que a comunicação estiver reestabelecida vos informarei. Fora de brincadeira alguém consegue explicar-me esta pergunta? Ganhou sem dúvida o prémio de originalidade desta semana ... 
  8. quero gostar de musica : Gosto de afirmações assertivas como esta. Se quer gostar de música então com bastante falta de modéstia direi que chegou ao blog certo. 
  9. requiem dias música : Sim foi um dos concertos a que assisti. Não sendo a minha obra preferida de Mozart está certamente entre as que prefiro e entre as que mais vezes ouvi. Gostei muito da Orquestra e do Coro. Foi um excelente concerto e um dos melhores do programa deste ano. Para ser preciso apenas a Sinfonia Fantástica e a Nona lhe ficaram à frente, na minha modesta opinião claro está.
  10. sarabande gavotte giga danças: Está correcto o leitor ao colocar a palavra danças a seguir a enumeração que faz. Tratam-se efectivamente de danças que foram para além de muitas vezes dançadas também inúmeras vezes estilizadas por forma a fazerem parte de suites Orquestrais. Fica prometido na nossa série de termos musicais uma definição mais detalhada das características de cada uma.
Pesquisas Frequentes
  • Biografia de Cláudio Monteverdi: Leiam aqui uma curta biografia.
  • Biografia de Henry Purcell Temos efectivamente uma biografia de Henry Purcell no nosso blog. Podem ler aqui.
  • Biografia de Vivaldi : Leia aqui uma biografia com aspectos principais da vida deste compositor do período barroco.
  • Biografia de Jean-Pierre Rampal : Leia aqui uma biografia deste flautista do século 20 que devolveu à flauta o estatuto perdido de instrumento solista.
  • O que é a música clássica: Leia aqui uma resposta possível.
  • O que é um concerto grosso : Leiam aqui uma curta definição com links para alguns exemplos.
  • Sinfonias de Beethoven : Efectivamente analisamos as nove sinfonias de Beethoven recorrendo em parte aos textos de Berlioz. Neste post fizemos uma lista de todos os posts relativos a essas obras.
  • Sonata Appassionata: Esta obra de que falámos neste post foi na altura uma autêntica revolução na composição para piano tirando o máximo partido da versatilidade e capacidade sonora dos novos instrumentos. O nome não foi escolhido por Beethoven.
  • Grandes Maestros : Vejam aqui a lista
  • Grandes Violinistas: Vejam aqui a lista
Dados Estatísticos

Tivemos nesta semana 550 visitas de 18 países diferentes das quais 350 de Portugal, 176 do Brasil e 3 da  Alemanha, Estados Unidos e Luxemburgo que partilham este volátil terceiro lugar. Lisboa com 127 visitas foi a cidade com maior número de visitas em segundo lugar ficou o Porto com 59 visitas e finalmente em terceiro São Paulo com 33 visitas.

Destas 56 foram directas, 118 foram através de sites de referência enquanto 357 foram de motores de pesquisa. 19 visitas vieram do feedburner enquanto nesta semana temos tido em média 32 leitores por dia que nos lêem através de feeds (de um total médio de 265 subscritores). Isto significa que o número total de leitores deverá ter sido 774 (feeds + visitas "normais").

O post que mais vezes foi lido através do feedburner foi Um Dicionário de Termos Musicais em Português que foi lido por 44 vezes. Por outro lado o post "Adufe - Dicionário de Termos Musicais" foi o post que mais clicks gerou de volta ao site.

No que diz respeito ao conteúdo mais popular no blog o nosso texto "Primavera Musical"  foi o mais lida tendo sido visitada por 19 vezes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Oportunidades na Amazon