Voltamos hoje aos nossos termos musicais com um instrumento e uma definição que retiramos do dicionário do Ernesto Vieira. Ou seja esta informação é inteiramente retirada da referida obra embora não seja uma transcrição exacta dado que alteramos, resumimos e eliminamos algumas partes da entrada além de termos modificado a estrutura das frases.
Escolhemos um instrumento popular, o adufe que segundo o autor se distingue do pandeiro por ser quadrado, não ter soalhas e ser coberto dos dois lados como um tambor. Trata-se de um instrumento bastante antigo que já era utilizado no tempo dos assírios, egípcios e hebreus.
Existem várias menções na Bíblia a este instrumento tendo sido com ele que Maria irmã de Araão assim como todas as mulheres que a seguiam acompanharam Moisés depois da passagem do Mar vermelho.
Os árabes dão-lhe o nome de duff que será a origem da designação actual sendo que o instrumento foi trazido para a Europa pelos jograis mouros. Refere o autor que existem múltiplas referências em documentos de escritores portugueses antigos que fazem referência ao instrumento.
Termina o autor referindo que é provável que o costume de nas aldeias portuguesas serem as mulheres a tocar o adufe derivará possivelmente do episódio bíblico citado e de usos dessa época.
Sem comentários:
Enviar um comentário