domingo, 28 de agosto de 2011

Luis de Freitas Branco - Concerto para Violino

Como vos tinha recomendado ontem fui ouvir pela primeira vez ao vivo o Concerto para Violino de Luís de Freitas Branco (embora na sua adaptação para Violino e Piano). Em primeiro lugar tenho de vos dizer que gostei da interpretação do jovem violinista, não se trata de uma obra fácil de interpretar quer tecnicamente quer musicalmente e o Artur soube transmitir a intensidade dramática da obra.

Este concerto foi composto em 1916 numa altura de grande instabilidade no país - note-se que apenas 6 anos antes tinha caído a monarquia e nesse mesmo ano se decidia a entrada do país na primeira guerra mundial. Curiosamente este concerto viria a ser estreado apenas em 1940 mais precisamente no dia 25 de Abril desse ano sendo solista Francisco Benetó e Pedro de Freitas Branco dirigindo a Orquestra da RDP.

Sobre a obra propriamente dita quem conhece César Frank não deixará de reconhecer fortes influências do compositor tanto na forma como no tipo de melodia que lembra um pouco a Sonata para Violino e Piano do referido compositor. Na forma porque tal como em Frank existe uma construção cíclica com temas que voltam transformados transmitindo uma sensação de unidade de que gosto particularmente. Há na verdade temas que são utilizados em todos os 3 andamentos que seguem uma estrutura clássica rápido-lento-rápido.

Não encontrei nenhuma interpretação completa no You Tube no entanto proponho-vos uma interpretação do primeiro andamento numa das gravações que conheço da Numérica com Vasco Barbosa como solista e a Orquestra da RDP dirigida por Silva Pereira. O Segundo Andamento fica a cargo da Orquestra Sinfónica UANL dirigida por José Ferrreira Lobo sendo solista Emanuel Salvador.  A outra gravação que conheço é da Orquestra da Extremadura dirigida por Jesús Amigo sendo solista Alexandre da Costa.

Oportunidades na Amazon