terça-feira, 14 de outubro de 2008

Fritz Reiner (1888 - 1963)

Maestro norte-americano de origem Hungára nascido em Budapeste a 19 de Dezembro de 1888. Foi durante nove anos (entre 1922-1931) director musical da Orquestra Sinfónica de Cincinatti tendo começado a ensinar no Curtis Institute of Music em 1928 onde foi professor de Leonard Bernstein. Conta a história que Bernstein terá sido o único aluno a quem Fritz Reiner terá dado a classificação máxima.

História que não deixa de ser curiosa pelo facto dos dois maestros possuírem estilos altamente contrastantes. Frizt Reiner era caracterizado pela absoluta precisão e economia de gestos numa sobriedade de estilo muito à imagem de Toscaninni por exemplo, já Bernstein é o exacto oposto.

De 1953 a 1963 Fritz Reiner foi director musical da Sinfónica de Chicago. Estes dez anos são considerados o ponto alto da sua carreira artistica. Embora sendo geralmente considerado como um especialista de Richard Strauss e de Bartok Fritz Reiner possuía na verdade um reportório bastante vasto sendo conhecido o seu gosto especial por Mozart.

O seu ultimo trabalho, gravado para as Selcções Readers Digest foi uma interpretação da Quarta Sinfonia de Brahms. A titulo de exemplo do seu trabalho e do seu estilo vejam aqui uma gravação de um extracto da sua direcção da Sinfonia Nº 39 de Mozart.

Fritz Reiner faleceu em Nova Iorque a 15 de Novembro de 1963.

Leonard Bernstein (1918-1990) - Primeira Parte

Faz hoje 17 anos que Leonard Bernstein faleceu. O ano passado neste mesmo dia escrevíamos este post. Este ano vamos tentar contar-vos um pouco mais sobre a vida deste maestro que devo confessar admiro muito. Se hoje gosto de música clássica há duas pessoas que não posso esquecer: Leonard Bernstein e António Vitorino de Almeida. Para celebrar este dia começamos hoje uma série paralela sobre este compositor em iremos abordar a sua vida e a sua obra.

Leonard Bernstein nasceu a 25 de Agosto de 1918 em Lawrence (Massachussets).

Leonard Bernstein não nasceu numa família de músicos. Porém desde muito cedo o gosto pelo piano foi evidente. Existem várias anedotas sobre a forma na qual esta paixão se revelou. A mais angraçada de todas envolve a sua tia que estando aparentemente a divorciar-se do marido (esta parte não tem nada de engraçado) teria enviado o seu piano vertical para casa dos Bernstein. Leonard então com dez anos teria tocado imediatamente nas teclas e exclamado num acto contínuo para a sua mãe: Quero ter lições! Porém teve de contar com a oposição do pai que apenas conseguiu vencer após terminar o secundário.

Estudou então música em Harvard com Walter Piston. Depois de ter terminado a licenciatura mudou-se para o Curtis Institute of Music onde estudou direcção de orquestra com Fritz Reiner . Conta a lenda que Fritz Reiner terá dado a Bernstein a única nota máxima em toda a sua carreira enquanto professor.

Bernstein continuou os seus estudos para a direcção de orquestra quando em 1940 começou a estudar com Serge Koussevitzky no Boston Symphony Orchestra's summer institute em Tanglewood. Mais tarde Bernstein viria a tornar-se assistente do grande maestro e dedicar-lhe uma das suas sinfonias (a sinfonia nº 2 - oiçam aqui um dos andamentos desta sinfonia).

A sua estreia enquanto maestro aconteceu totalmente por acaso quando a 14 de Novembro de 1943 Bruno Walter não pode dirigir a Filarmónica de Nova Iorque por estar engripado. O concerto foi transmitido pela rádio e no dia seguinte mereceu uma crítica favorável do New York Times. Do dia para a noite o nome Bernstein era famoso. Sorte típica de Bernstein diz-se. A verdade porém é que Bernstein tinha estudado meticulosamente as peças podendo assim substituir Bruno Walter se necessário. Por outras palavras Bernstein sempre foi um trabalhador incansável preparando meticulosamente o seu trabalho.

As pesquisas interessantes da semana (#8)

4 andamentos da 9ª sinfonia : Sim é verdade que o quarto andamento da nona sinfonia de Beethoven está escrito quase que como uma pequena sinfonia dentro de uma sinfonia, com os 4 andamentos que caracterizam uma sinfonia clássica. Obviamente a introdução do coro foi na época absolutamente inovador. Tinhamos abordado este aspecto neste post.

significado de minueto na musica classica: Dança de origem françesa provavelmente datada da corte do Rei Luis XIV. "menuet" significa literalmente pequeno ou delicado. Esta dança caracteriza-se efectivamente por ser bastante delicada e fina. Lully estilizou a dança introduzindo-a na Ópera. A partir daí e sobretudo no período clássico esta forma passou a fazer parte da maioria das composições nomeadamente quando no período clássico um dos andamentos era tipicamente uma forma estilizada de um minueto.

que periodo é bramhs : Do ponto de vista cronológico não há dúvida que Brahms pertence ao período romântico. Muitos analistas no entanto apontam as suas obras como essencialmente clássicas na estrutura. Não tendo formação suficiente para julgar essa opinião (embora uma simples análise da estrutura de algumas das composições de Brahms demonstre que há várias com inovações que dificilmente o colocam no período clássico), mas dizia, não tendo formação suficiente para avaliar essa opinião por aí analisando o espírito das melodias dos Lied de Brahms e mesmo a sua vida não posso deixar de sem rodeios dizer: Brahms é do período romântico.

quantz método de flauta : Sim efectivamente Quantz escreveu um famoso método de flauta. Tinhamos falado disso neste post.

nomes de violinistas: Bem podem começar por consultar a nossa extensa lista aqui. Se quiserem informação adicional sobre algum em particular, basta pedirem num comentário ou num email por exemplo. Não sejam tímidos !

musica de violoncelo : Falamos relativamente pouco deste instrumento neste blog é verdade. Porém já lhe dedicamos integralmente dois posts este (primeira parte) e este (segunda parte). Podem começar por aí ... Se tiverem mais perguntas, já sabem ... comentários!

antonio capela luthier violoncelo: Já falei por várias vezes deste Luthier português nomeadamente aqui quando falei do Concurso Capela. Na verdade António Capela não só fabrica violinos como violoncelos conforme esta pesquisa inquiria. Aliás uma das fotografias que poderão encontrar na sua oficina é precisamente uma com o famoso violoncelista Rostropovich para quem fabricou um violoncelo. Em Portugal fazem-se neste momento nesta oficina alguns dos melhores violinos e violoncelos do mundo.

qual parte aquario gosta ser tocado: Esta ganha o prémio "perplexidade da semana". É que não só não faço ideia do que era pretendido por quem fez esta pesquisa como também não faço a minima ideia porque razão o Google achou que tinha a resposta para isto ...

Oportunidades na Amazon