terça-feira, 14 de outubro de 2008

Fritz Reiner (1888 - 1963)

Maestro norte-americano de origem Hungára nascido em Budapeste a 19 de Dezembro de 1888. Foi durante nove anos (entre 1922-1931) director musical da Orquestra Sinfónica de Cincinatti tendo começado a ensinar no Curtis Institute of Music em 1928 onde foi professor de Leonard Bernstein. Conta a história que Bernstein terá sido o único aluno a quem Fritz Reiner terá dado a classificação máxima.

História que não deixa de ser curiosa pelo facto dos dois maestros possuírem estilos altamente contrastantes. Frizt Reiner era caracterizado pela absoluta precisão e economia de gestos numa sobriedade de estilo muito à imagem de Toscaninni por exemplo, já Bernstein é o exacto oposto.

De 1953 a 1963 Fritz Reiner foi director musical da Sinfónica de Chicago. Estes dez anos são considerados o ponto alto da sua carreira artistica. Embora sendo geralmente considerado como um especialista de Richard Strauss e de Bartok Fritz Reiner possuía na verdade um reportório bastante vasto sendo conhecido o seu gosto especial por Mozart.

O seu ultimo trabalho, gravado para as Selcções Readers Digest foi uma interpretação da Quarta Sinfonia de Brahms. A titulo de exemplo do seu trabalho e do seu estilo vejam aqui uma gravação de um extracto da sua direcção da Sinfonia Nº 39 de Mozart.

Fritz Reiner faleceu em Nova Iorque a 15 de Novembro de 1963.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Oportunidades na Amazon