sábado, 28 de junho de 2008

Schubert - "Winterreise" - Irrlicht (O Fogo Fátuo)


A tradução original do poema é de Eduardo Gabarra que poderão encontrar aqui. Fizemos ligeiras alterações à tradução que apontamos em azul. A ilustração é da grande voz Lotte Lehmann. Também são dela as principais indicações que damos quanto a esta canção provenientes do livro "Eightheen Song Cycles - Studies in Their Interpretation". Não deixem também de ler o artigo sobre este conjunto de canções aqui.

Nesta canção o aspecto emocional é extraordinariamente importante. Sentimos que o fim está próximo e o fogo-fátuo é de certa forma a metáfora da nossa existência. Curta e intensa.


O Fogo Fátuo

Para um terreno rochoso
atraiu-me um fogo fátuo;
achar um caminho de volta
não é coisa que me preocupe.

Estou acostumado a perder-me no caminho
todos os caminhos levam ao fim:
nossas alegrias, nossas tristezas
são todas um jogo do fogo fátuo.

Pelo leito seco do riacho da montanha
sigo calmamente,
cada riacho termina no mar,
cada tristeza em sua sepultura.

Violinhos - Concerto de Verão na Aula Magna


No próximo Domingo às 17h mais de 300 jovens violinistas estarão na Aula Magna num Concerto de Verão. Não sendo um record do Guiness não deixará de ser um espectáculo a não perder. Para além dos Violinhos escolas de vários outros pontos do país : Leiria, Sétubal, Paços de Brandão, Tomar, Torres Novas virão fazer-nos companhia. Os bilhetes custam €5 e estarão à venda no local antes do Concerto.
Pela natureza do concerto e pela presença em palco de tantos jovens é ideal para a iniciação dos mais jovens à música clássica e quem sabe despertar neles o desejo de aprender música.

Oportunidades na Amazon