sábado, 7 de janeiro de 2012

Faleceu Pedro Osório (1939-2012)

Pedro Osório faleceu ontem vitima de doença prolongada, não foi por isso surpresa o triste evento. Esse facto não deixa no entanto que uma notícia como esta nos provoque um enorme sentimento de perda.

Alguns de vós poderão estranhar neste blog falar-se aqui de um maestro que normalmente não é associado à música clássica.

Porém a verdade é que mesmo que o anterior facto fosse baseado em factos (que não é) Pedro Osório só pela intervenção que teve na música popular portuguesa mereceria sem dúvida esta nota.

Sucederam-se (e justamente) na net e na Blogosfera homenagens ao músico nascido na invicta cidade do Porto em 1939. Este post será assim apenas mais uma dessas inúmeras homenagens que como é costume não poderia deixar de ser com música.

Escolhi para o efeito do seu ultimo disco, Canções da Babilónia  "Beijo do Sol"



De resto aprendemos que o Maestro admirava muito Bach e Carlos Seixas e que estava a transcrever as Sonatas deste ultimo compositor para cordas tendo infelizmente deixado esse trabalho incompleto. Esperemos ouvir um dia o que já estava completo, creio que seria uma das mais justas homenagens.

Para quem quer recordar o Maestro posso recomendar o site pessoal em particular (pode parecer desadequado neste momento mas pelo que sei da pessoa acredito que seria assim que gostaria de ser relembrado) a secção de anedotas que como diz "As anedotas de músicos são uma saudável demonstração de espírito de classe". Como se diz nessa compilação numa das anedotas:

Uma criança diz para a mãe: “Mamã, quando crescer quero ser músico”. Responde a mãe: “Querido, tens de escolher entre as duas coisas”.

 Pedro Osório felizmente escolheu permanecer criança. Quando chegar ao céu estou certo que no diálogo com Bernstein, Karajan e Furtwangler terá alguma coisa para acrescentar (referência a uma das outras anedotas que não vou contar, quero mesmo que vão ao site).

Que descanse em paz.

Oportunidades na Amazon