sexta-feira, 18 de junho de 2010

As 10 mais interessantes pesquisas da Semana (#23- 2010)

As pesquisas mais interessantes (Semana 23 de 2010)
  1. voir un ami pleurer português : Sim temos neste blog uma tradução desta maravilhosa canção de Jacques Brel.
  2. dicionário biografico de musicos portugueses ernesto vieira : Este dicionário está neste momento disponível online como podem ler neste post.
  3. grand traité d’instrumentation et d’orchestration modernes : Obra de Berlioz de que falamos aqui neste blog. Graças às maravilhas da Internet esta obra esta agora disponível para que todos dela possamos usufruir como poderão constatar se lerem o referido post. 
  4. anedotas johannes brahms : Brahms é relativamente conhecido por ter um sentido de humor caustico e bastante apurado. É também conhecido por ter gerado tantos ódios quanto amores, até mesmo entre nós. Só para citar uma opinião simpática é famosa uma sobre o seu requiem que dizia que é uma obra de que não se gosta à primeira ... rematando com: e nenhum homem deveria ser obrigado a ouvi-lo uma segunda. Quanto a Brahms é conhecida a sua frase : "Se houver nesta sala alguém que não tenha já insultado peço-lhe perdão" ou então o seu não menos conhecido elogio da simplicidade: "Não é assim tão difícil compor. O que é difícil é deixar as notas a mais debaixo da mesa.
  5. dodecafonismo : Sistema de composição inventado por Schoenberg e que divide uma oitava em 12 notas (ou seja a escala cromática) e garantindo que cada uma delas (notas) é utilizada exactamente com a mesma frequência por forma a não dar destaque especial a nenhuma delas desfazendo dessa forma toda e qualquer noção de tonalidade. Como exemplo deste tipo de composição propomos o bailado Agon de Stravinsky. Como já vos disse não é a minha "chávena de chá" para utilizar uma expressão mas fica prometida uma entrada mais detalhada sobre este tema para breve.
  6. john field : Num ano de Chopin é justo falarmos um pouco de John Field o verdadeiro inventor do género "Nocturno" que Chopin imortalizou.
  7. o que fazer quando os alunos não gostam de musica clássica : Dar-lhes o link para este blog?  Fora de brincadeira o "não gostar" pode ter várias razões mas na maioria dos casos resulta da simples ignorância. Não tomem este termo como um insulto ou um julgamento de valor. É uma simples constatação de um facto. Não gostam porque não conhecem. E não conhecem porque nunca ninguém lhes mostrou ou no caso contrário talvez tenham mostrado a obra errada. Penso sinceramente que a primeira razão por esse aparente não gosto é o desconhecimento. Depois outras razões haverão como por exemplo 
  8. rampal interpreta bach : Dado que estamos a preparar a próxima votação faz todo sentido procurar um pouco de Rampal interpretando Bach. Oiçam aqui um magnifico extracto.
  9. vida e obra de luigi van beethoven : "Luigi" ? Hum ... tem piada que efectivamente Beethoven até poderia ter sido italiano mas não, não era. O nome correcto do nosso compositor preferido é Ludwig van Beethoven.
  10. xuan du : Violinista concertino da Orquestra Sinfónica Portuguesa. Falamos sobre ele em 2008 quando realizou umas master classes que noticiamos. Encontrei uma curta biografia aqui.
Pesquisas Frequentes
  • Biografia de Cláudio Monteverdi: Leiam aqui uma curta biografia.
  • Biografia de Henry Purcell Temos efectivamente uma biografia de Henry Purcell no nosso blog. Podem ler aqui.
  • Biografia de Vivaldi : Leia aqui uma biografia com aspectos principais da vida deste compositor do período barroco.
  • Biografia de Jean-Pierre Rampal : Leia aqui uma biografia deste flautista do século 20 que devolveu à flauta o estatuto perdido de instrumento solista.
  • O que é a música clássica: Leia aqui uma resposta possível.
  • O que é um concerto grosso : Leiam aqui uma curta definição com links para alguns exemplos.
  • Sinfonias de Beethoven : Efectivamente analisamos as nove sinfonias de Beethoven recorrendo em parte aos textos de Berlioz. Neste post fizemos uma lista de todos os posts relativos a essas obras.
  • Sonata Appassionata: Esta obra de que falámos neste post foi na altura uma autêntica revolução na composição para piano tirando o máximo partido da versatilidade e capacidade sonora dos novos instrumentos. O nome não foi escolhido por Beethoven.
  • Grandes Maestros : Vejam aqui a lista
  • Grandes Violinistas: Vejam aqui a lista
Dados Estatísticos

Tivemos nesta semana 574 visitas de 16 países diferentes das quais 306 de Portugal , 233 do Brasil e 7 de Porto Rico em terceiro lugar, repetição assaz curiosa. Lisboa com 101 visitas foi a cidade com maior número de visitas em segundo lugar ficou o Porto com 54 visitas e finalmente em terceiro São Paulo com 46 visitas.

Destas 53 foram directas, 91 foram através de sites de referência enquanto 420 foram de motores de pesquisa. 10 visitas vieram do feedburner enquanto nesta semana temos tido em média 27 leitores por dia que nos lêem através de feeds (de um total médio de 172 subscritores). Isto significa que o número total de leitores deverá ter sido 763 (feeds + visitas "normais").

O post que mais vezes foi lido através do feedburner foi  Dia de Portugal e 18 Anos da Metropolitana que foi lido por 32 vezes. Por outro lado o post que mais visitas gerou de volta ao site foi o Barbeiro de Sevilha - Segunda Parte (22 clicks).

No que diz respeito ao conteúdo mais popular no blog o nosso texto Lista de Interpretes e Músicos  (21 vezes).

Oportunidades na Amazon