sábado, 22 de março de 2008

Beethoven - Sinfonia nº 9 Op. 125 em Ré Menor - Terceiro Andamento

Esta Sinfonia por ser a minha preferida tem o privilégio de ter um post por andamento. No fim farei um resumo com links para todos os posts relativos a esta sinfonia para que possam facilmente ter uma ideia da obra na sua totalidade. Por agora se chegaram aqui pela primeira vez podem ler os posts sobre o primeiro andamento aqui e sobre o segundo andamento aqui. Uma apresentação da obra pode também ser lida aqui.

O terceiro andamento (Adagio molto e cantabile - Andante Moderato) é a parte lírica desta sinfonia. Embora muitos prefiram o andamento lento da sétima sinfonia para mim este andamento é pura e simplesmente a música orquestral mais bela e serena alguma vez composta. Se nos admira o facto de Beethoven estar quase completamente surdo quando compôs esta sinfonia sem duvida que este é o andamento que mais me impressiona desse ponto de vista.

O andamento é composto por dois temas que são executados em sucessão para depois numa combinação magnifica um deles se apagar como se reconhecesse que era a sua altura de sair de cena.

Deste andamento um dos nossos guias, Berlioz apropriadamente diz que se trata de uma obra tão bela que se fosse possível descrevê-la em palavras mesmo que de forma apenas aproximada teria a poesia encontrado o seu maior arauto. Não vamos nós tentar descansem ...

Dizia então Berlioz: "Quant à la beauté de toutes ces mélodies, à la grâce infinie des ornements dont elles sont couvertes, aux sentiments de tendresse mélancolique, d’abattement passionné, de religiosité rêveuse qu’elles expriment, si ma prose pouvait en donner une idée seulement approximative, la musique aurait trouvé dans la parole écrite une émule que le plus grand des poëtes lui-même ne parviendra jamais à lui opposer."

Para ilustrar este andamento voltamos a Toscanini na sua gravação histórica de 1948 em Nova Iorque com a Orquestra da NBC. Podem ouvir este andamento aqui (primeira parte) e aqui (segunda parte - e o inicio do quarto andamento).

Oportunidades na Amazon