segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Pesquisas interessantes da semana (#12)

"o que são strings de pesquisa" : De vez em quando lá aparece a questão na lista das estatísticas do Google Analytics, o software que utilizo para compilar esta lista. Uma string de pesquisa não é mais do que o conjunto de palavras que o leitor utilizou no motor de pesquisa para aqui chegar. Notem que eu não tenho forma (nem quero) saber quem utilizou essa "frase" ou "string" (conjunto ou sequência de caracteres) apenas utilizo esta informação para poder dar esta informação complementar esperando que quem colocou a questão e não encontrou resposta um dia aqui volte.

Quarteto daccapo : Bom, para mim este é o Quarteto que o meu filho e três colegas do colégio fundaram para tocarem música. Podem visitar o seu blog aqui e se quiserem podem ouvir o quarteto aqui num concerto de fim de ano lectivo.

sinfonia júpiter
: A ultima sinfonia composta por Mozart (K.551) em Dó Maior. Desconhece-se terá sido alguma vez interpretada em vida de Mozart. Falámos dela aqui.

os cães latem as pessoas dormem Schubert: Parte de um dos poemas das canções (mais precisamente "Na Aldeia") que compõem o ciclo Winterreise. Falámos desta canção especifica aqui . Por outro lado se quiser conhecer o ciclo completo com traduções em português de todas as canções consulte este outro post.

"Ladram os cães, sacodem suas correntes;
dormem as pessoas em suas camas
pensando em tantas coisas que não têm,
recompondo-se o melhor que podem;"

a morte e a donzela Schubert: Um quarteto de Schubert que se diz ter sido "inspirado" pelo facto do compositor ter tido por essa altura conhecimento do mal que o afligia (sífilis). É em todo o caso uma composição bastante dramática que merece ser ouvida com atenção. Falámos dela aqui.

nome de uma composiçao de carlos seixas
: Por exemplo o "Concerto para Cravo e Orquestra". Falámos de Carlos Seixas aqui.

vídeo dos melhores violinistas do mundo: Muitos dos maiores violinistas dos finais do século XIX e dos séculos XX e XXI podem ser vistos no You Tube. Pode consultar esta lista para mais facilmente encontrar alguns. Pode também adquirir o DVD "L'Art du violon" realizado por Bruno Monsaingeon para conhecer alguns dos violinistas do século XX (Yéhudi Menuhin, George Enescu, Christian Ferras, Zino Francescatti, Jascha Heifetz entre outros)

partitura comptine: Como disse não temos aqui partituras. Porém tendo em conta que realmente esta música é muito bela e que percebo o desejo de a tocar podem obtê-la aqui.

o pianista Cláudio Arrau ainda é vivo: Não infelizmente já não é vivo. Faleceu a 9 de Junho de 1991. Falámos dele várias vezes neste blog por exemplo aqui em que festejávamos o seu 105º aniversário.

cuidado paliativo - musico terapia: Falámos de cuidados paliativos aqui. tanto quanto sabemos a musico terapia é (mais) uma forma de dar aos doentes a qualidade de vida a que têm direito. E não se entenda o "mais" como sendo algo depreciativo, antes pelo contrário.

concerto violino intocável : A história está cheia de Concertos para Violino julgados intocáveis. Na época de Paganini muitos dos concertos do compositor eram julgados intocáveis. O Concerto para Violino de Brahms for julgado intocável idem para o de Tchaikovsky.

Sinfonia do destino Beethoven: A quinta sinfonia assim chamada - do destino, título que não foi escolhido por Beethoven - pelo seu célebre começo de que se diz que se o destino batesse à porta seria esse o seu bater.

o que Beethoven achava da música? : Ora aqui está uma boa questão. Penso que Beethoven terá sido o primeiro a colocar na música uma expressão metafórica, poética dos sentimentos do artista. Assim para ele a música era a sua forma de exprimir aquilo que não conseguia através de palavras. Num texto, numa carta a uma amiga afirma:

"O verdadeiro artista não tem orgulho; infelizmente ele vê que a arte não tem limites. Sente quão longe está dos seus objectivos e mesmo que outros o admirem, ele lamenta o seu falhanço em atingir o fim que o seu génio ilumina como um sol distante"

biografia fernando vasconcelos : LOL. Não faço ideia de quem procurou isto por aqui. Sugiro uma visita ao LinkedIn por exemplo. Achei piada no entanto na lista de pesquisas estava entre o Jean Pierre Rampal e o Vivaldi. Excelente companhia não vos parece ?

Oportunidades na Amazon