sábado, 29 de agosto de 2009

"A Capella"

Este é o primeiro post de uma série que vou iniciar sobre alguns termos musicais, uns mais conhecidos que outros. Como sempre vou aproveitando para vos dar a conhecer algumas obras que vos iniciem no gosto da música clássica ou que em alternativa vos relembrem composições já esquecidas.

Este termo bastante conhecido provém do Italiano (creio) e significa literalmente "para cantar na capela". Claro que é fácil entender assim que este tipo de música é essencialmente religioso e distingue-se pela ausência de acompanhamento de instrumentos musicais. Este ponto está aliás ligado ao anterior dado que precisamente nos primeiros tempos da música sacra os instrumentos eram proibidos.

Podem encontrar uma excelente (e divertida como sempre) explicação da música destes tempos no primeiro livro do Maestro Vitorino de Almeida (creio que o primeiro Capítulo se não estou em erro).

Um excelente exemplo de obras "A Capella" são todas as que designamos por Canto Gregoriano. E sim o corolário desta conversa é que acompanhamento instrumental no canto Gregoriano é um anacronismo e sobretudo é uma adição que mascara a beleza da forma.

Proponho-vos que oiçam um video no You Tube com os monges do Convento de Notre Dame que cantam "Salve Regina"

Oportunidades na Amazon