segunda-feira, 28 de maio de 2012

Música no Casarão do Belvedere

Bocca Chiusa no Casarão de Belvedere (São Paulo)
Um nosso leitor pediu-nos para divulgar um espaço onde se pode ouvir com regularidade música ao vivo, clássica (mas não só). Como todos os meus leitores mais atentos sabem estes pedidos de divulgação são para mim uma espécie de ordem: Obviamente que os faço com o maior gosto!

Neste caso sendo este pedido do outro lado do Atlântico vindo um espaço em São Paulo aquilo que é para mim um dever passa a ser uma honra. É que estando em Lisboa, sabendo a oferta que existe em São Paulo quer cultural quer de meios de divulgação, participar ainda que de forma modesta nessa divulgação posso dizer-vos que me enche de uma enorme satisfação.

Assim uma vez feita a introdução caros leitores de São Paulo aqui fica o convite para se deslocaram ao Casarão de Belvedere. No link encontrarão a morada exacta e o programa para o mês de Junho. Em particular posso dizer-vos que se estivesse desse lado do mar não perderia o recital com canções de Piaf.

Deixo-vos como sempre com música utilizando para o efeito um exemplo de uma (divertida) parte de um recital anterior.

Jacopo Perri (1561-1633)

Jacopo Perri é considerado ser o "inventor" da ópera mesmo antes de Monteverdi. A obra que segundo alguns musicólogos marca o inicio dessa forma de expressão musical e teatral é Daphne (1597) embora esta não tenha sobrevivido ao passar dos tempos (partituras perdidas) sendo que Euridice (1600) é para alguns a primeira ópera conhecida. Curiosamente parte da música dessa ópera é da autoria de Caccini de quem falamos num post anterior. Na verdade a passagem da Renascença para o período Barroco encontra uma das suas ancora nestes três compositores: Cavalieri, Caccini e Perri.

Jacopo Perri nasceu em Roma a 20 de Agosto de 1561 tendo no entanto mudado para Florença na sua infância. Conhecido em primeiro lugar pelos seus dotes enquanto cantor na corte dos Medici (a partir de 1588). Com o seu mecenas Jacopo Corsi e com o libretista Otávio Rinuccini procura então recriar a tragédia grega. Embora o que acabaram por criar tenha certamente pouco a ver com a forma original o processo acabou na verdade por dar origem a uma nova forma: a Opera que será posteriormente consolidada por Monteverdi entre outros.

Como referimos a primeira ópera Daphne foi totalmente perdida mas de Euridice existem partituras completas embora a sua execução apenas se faça raramente e (quase) sempre por razões mais históricas do que artísticas. neste extracto mostro-vos o prologo que pensa prova bem o talento do compositor e a ponte que ajudou a estabelecer entre a música da renascença e o primeiro período do barroco.



Além desta ópera Jacopo Peri compôs mais algumas muitas vezes em colaboração com outros compositores como por exemplo La Flora que escreveu com Galliano. Jacopo Peri faleceu em Florença a 13 de Agosto de 1633.

Oportunidades na Amazon