quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

As Sinfonias que nunca foram escritas por Chopin

Por razões que importam pouco acabei por ainda não ter publicado a pesquisa da semana passada. Essa pesquisa já agora para vos aguçar o apetite é sobre "grandes bailados" um género pouco abordado neste blog e que por isso merece alguma consideração. Vamos ver se consigo fazer esse post ainda hoje. 

Da lista das pesquisas engraçadas encontrei uma que à imagem de um antigo secretário de estado da cultura me fez sorrir, quase tanto como a sua desculpa à posteriori (por acaso haveria melhor desculpa se soubesse um pouco mais de música mas isso é outra história). 

A pesquisa que me fez sorrir foi "chopin 5th sinfonia, historia". Pois meus caros leitores nem quinta nem primeira. Aliás obras para orquestra foram muito poucas e dessas as únicas de significado musical são os seus dois concertos de piano.

Deixa-me esta pesquisa perplexo pela precisão no número. Ou seja a razão porque alguém procura sequer uma Sinfonia de Chopin já seria interessante, agora a quinta? Será que confundiu Chopin com Beethoven e na realidade queria a 5ta de Beethoven?  Ou terá o número certo o nosso leitor e estava à procura do Nocturno nº 5, não sabendo que isso não é uma Sinfonia?

Como existe uma promessa quase sempre cumprida de nunca deixar um post sem música e porque todas as desculpas são boas para ouvir Chopin, vamos ficar com esta ultima hipótese. Nocturno Nº 5 de Chopin para todos vós, interpretado por Claudio Arrau.

Oportunidades na Amazon