sábado, 2 de fevereiro de 2008

Beethoven : Fidélio a sua única opera

Beethoven compôs uma única opera mas que ópera ! composta em 1804 em dois actos conta a história de Leonore que disfarçada de Fidélio salva o seu marido Fleurian de uma prisão politica.

A história retrata a vitória do livre arbítrio e da liberdade sobre a opressão e a tirania. Como em muitos das composições que realizou Beethoven teve de se esforçar consideravelmente até chegar ao resultado final que conhecemos hoje.

Fidelio na sua versão original tinha três actos e conheceu uma primeira exibição com pouco sucesso (note-se que na altura Viena estava ocupada pelos exércitos franceses o que também diz muito da coragem de Beethoven ao propor uma peça que sem duvida não lhes agradava muito). Após esta primeira exibição Beethoven com a ajuda do seu amigo Stephan van Breuning, encurtou a ópera para 2 actos. A própria abertura conheceu uma nova versão sendo hoje a peça conhecida por Leonore nº 3.

Leonore nº 3 dirigida por Bruno Walter em 1941.

Entre a data desta segunda revisão e a versão final de 1814 Beethoven efectuou uma revisão bastante profunda da obra tendo inclusivamente substituído a abertura (Beethoven achava que a abertura existente pelo seu excessivo peso retirava o brilhantismo às primeiras arias do primeiro acto) escrevendo assim uma abertura totalmente nova que é a utilizada hoje.

Esta opera está profundamente ligada à reconstrução da Europa pelo menos do ponto de vista musical dado que foi a composição escolhida para marcar a reabertura das operas de Berlim e Viena. É precisamente desta ultima reabertura que vos quero mostrar os últimos minutos.

Veja a Reabertura da Opera de Viena com a Opera Fidélio aqui.

A Educação Musical em Portugal - Mais um atentado

Como se não chegasse já o facto da educação musical ser vista como algo "dispensável" ou superfluo vem o ministério da educação agravar esse estado de coisas com um projecto de lei - que embora eu acredite seja proposto com a melhor das intenções - na prática se vai revelar de acordo com a opinião da esmagadora maioria dos intervenientes (de que prezo a independência, a inteligência e a lucidez) uma verdadeira catástrofe.

Desda forma este blog vai passar a pedir de forma destacada que os seus leitores se informem e depois de se terem devidamente informado procedam à assinatura (caso concordem claro) de uma das duas petições que conheço e que pedem a imediata anulação deste projecto de lei.

É assim que fazemos a democracia funcionar. Protestando, debatendo, falando, procurando melhores soluções. Não se acomodem! Participem activamente. No mínimo informem-se e assinem (ou não se acharem que a ministra tem razão) como vos aprouver, mas não sucumbam à indiferença!

As petições são diferentes no tom por isso escolham aquela com que mais se identificarem (ou as duas se acharem que ambas são pertinentes) ...
Já agora e porque acho que as decisões se devem tomar de forma consciente gostava de vos dar acesso ao texto completo do estudo que segundo a ministra fundamentou esta proposta. Se alguém souber onde este texto pode ser encontrado por favor comente e coloque o endereço ...

O Pianoman gentilmente informou-nos que o texto do estudo está aqui. Podem também ler o texto do manifesto de suporte à petição que vos explicará o que está em causa.

Oportunidades na Amazon