quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

As 10 mais interessantes pesquisas da semana (2009 - #48)

As 10 pesquisas da semana (#48)
  1. "immer leiser wird mein schlummer" traducao : Trata-se de uma das canções (a segunda mais precisamente) do Op. 105 de Johannes Brahms. Poderão ler uma tradução desta canção aqui.
  2. a musica de 1820 : Nós supomos que se trata da "abertura 1812" de Tchaikovsky de que realmente não falamos quando percorremos a obra do compositor russo. Trata-se de uma obra composta para celebrar a derrota de Napoleão quando este avançava sobre Moscovo. Esta obra é particularmente celebre por começar com 16 salvas de canhão.
  3. a opera fidelio : A ópera Fidélio foi a única obra deste tipo composta por Beethoven. Falamos dela aqui. Dada a recurrência desta pergunta vai passar para o departamento das pesquisas recorrentes que podem encontrar todas as semanas neste post logo abaixo das pesquisas da semana.
  4. alla gorobchenko sansao : Alla Gorobchenko é uma meio soprano que tem actuado várias vezes nos nossos palcos cantando entre outras obras Sansão e Dalila" de Camille Saint Saens. Supomos que é esta a razão da pesquisa deste leitor. No nosso blog já anunciamos por algumas vezes estas interpretações nas nossas recomendações semanais, não sei de nenhuma que se vá realizar em breve mas vou verificar.
  5. analise de dichterliebe op. 48 : Bom na verdade fizemos uma "análise" completa desta obra. O itálico foi colocado porque na verdade não fizemos bem uma análise, foi mais apenas uma apresentação da obra com a tradução dos textos. Pode ler o primeiro dos 17 posts (este inicial e um por cada canção) aqui.
  6. celibidache : Grande maestro romeno de que já publicamos uma biografia aqui.
  7. gabriela canavilhas ministra da cultura
  8. hino à republica
  9. la cérémonie turque em le bourgeois gentilhomme, de moliére e lully : Embora de origem Italiana Lully fez toda a sua carreira enquanto músico em França tendo acabado por adquirir nacionalidade francesa sendo considerado um dos três grandes músicos do barroco de França. Falamos precisamente da inovação que trouxe à relação entre a música e o teatro sobretudo quando trabalhou com Molière. Leiam (e vejam) mais aqui.
  10. silvia marcovici megaupload : Como já expliquei algumas vezes não temos "uploads" neste blog. Temos no entanto um exemplo no You Tube com esta violinista romena interpretando o concerto nº 3 para violino de Saint Saens, leiam mais aqui.
  11. tchaikovsky biografia: Fizemos neste blog vários posts sobre a biografia de Tchaikovsky, pode ler o primeiro desses posts aqui.
  12. the armed man karl jenkins : "The armed man - A Mess for peace" é uma obra do compositor galês karl Jenkins. Falámos desta obra nas nossas recomendações do passado dia 6 de Dezembro.
Pesquisas Recorrentes
  • Biografia de Cláudio Monteverdi: Leiam aqui uma curta biografia.
  • Biografia de Henry Purcell : Temos efectivamente uma biografia de Henry Purcell no nosso blog. Podem ler aqui.
  • Biografia de Vivaldi : Leia aqui uma biografia com aspectos principais da vida deste compositor do período barroco.
  • Biografia de Jean-Pierre Rampal : Leia aqui uma biografia deste flautista do século 20 que devolveu à flauta o estatuto perdido de instrumento solista.
  • O que é a música clássica: Leia aqui uma resposta possível.
  • O que é um concerto grosso : Leiam aqui uma curta definição com links para alguns exemplos.
  • Sinfonias de Beethoven : Efectivamente analisamos as nove sinfonias de Beethoven recorrendo em parte aos textos de Berlioz. Neste post fizemos uma lista de todos os posts relativos a essas obras.
  • Sonata Appassionata: Esta obra de que falámos neste post foi na altura uma autêntica revolução na composição para piano tirando o máximo partido da versatilidade e capacidade sonora dos novos instrumentos. O nome não foi escolhido por Beethoven
  • Grandes Maestros : Vejam aqui a lista
  • Grandes Violinistas: Vejam aqui a lista
Estatísticas

Tivemos esta semana 422 visitas de 16 países diferentes das quais 285 de Portugal, 105 do Brasil e 6 da Alemanha. Lisboa com 103 visitas foi a cidade com maior número de visitas em segundo lugar ficou o Porto com 56 visitas e finalmente em terceiro São Paulo no Brasil com 20 visitas.

Destas 59 foram directas, 128 foram através de sites de referência enquanto 210 foram de motores de pesquisa. 25 visitas vieram do feedburner enquanto nesta semana temos tido em média 20 leitores por dia que nos leêm através desses feeds.

Oportunidades na Amazon