quarta-feira, 16 de abril de 2008

Cinemateca Junior - 1 Ano de existência

Caros Leitores, estamos mesmo em maré de recomendações e pelo menos em Lisboa é um fim de semana cheio de eventos! Não só teremos a Festa da Música no CCB como a Cinemateca Júnior faz um ano e este fim de semana tem um programa especial que podem consultar no site da Cinemateca ou então no ficheiro em baixo.





Serão projectados filmes e contadas histórias em Lanterna Mágica acompanhadas por música ao vivo. Aliás já estão a ver que é precisamente por isso que vos estou a recomendar levar os mais novos à Cinemateca no Sábado!

Os mais curiosos poderão constatar no programa que eu vou contar uma história intitulada "O Elefante, a Tromba e o Alfaiate" sendo acompanhado ao Violino pelo meu filho. Se puderem apareçam porque a história não é má (é péssima :-) estou a brincar), a música também não é má (é óptima! :-) aqui é a sério) e ainda podem assistir a um filme.

Karel Stamic (1745 - 1801)

Karel Stamic é um compositor de origem checa que optou mais tarde pela "nacionalidade" germânica (daí ser conhecido pela forma germânica do seu nome: Karl Stamitz).

Não se conhece exactamente a data de nascimento deste compositor que foi também um virtuoso instrumentista (violino, viola, viola d´amour). Nasceu a 7 de Maio de 1745 em Mannheim tendo começado a estudar música com o seu pai (fundador da famosa escola de Mannhei. Em 1770 mudou-se para Paris onde foi violinista e compositor da corte. Em 1780 mudou-se para a Hague onde também foi violinista na corte do principe de Orange.

Os anos que se seguiram foram de grande movimentação por várias cortes e cidades da Europa. Karl Stamitz foi um compositor muito prolifico tendo composto mais de 50 sinfonias, mais de 30 concertos para dois solistas, 7 concertos para piano, 15 para clarinete isto embora o seu instrumento de predilecção enquanto instrumentista fosse a Viola de Arco.

Para ilustrar a obra deste compositor escolhemos uma interpretação do primeiro andamento de um concerto para clarinete que podem ouvir aqui na interpretação de Sabine Meyer.

Apesar desta intensa actividade enquanto compositor e instrumentista faleceu cheio de dividas em Jena a 9 de Novembro de 1801.

Oportunidades na Amazon