sexta-feira, 23 de maio de 2008

Requiem de Bomtempo na Lourinhã

Por ocasião da comemoração do bicentenário das Batalhas da Roliça e do Vimeiro será interpretado o requiem de Domingos Bomtempo na Lourinhã na Igreja do Castelo pelas 21:30. Este concerto contará com a interpretação da Orquestra Metropolitana de Lisboa e o coro do Instituto Gregoriano de Lisboa.

Contrariamente ao que o Público afirma nesta noticia Armando possante não estará na direcção do coro (porque está em Bragança na récita da Floresta de Eurico Carrapatoso - leiam a notícia aqui ).

Aqui fica mais esta recomendação para este fim de semana agora para a Lourinhã.

Chopin - Polonaises

Não existe provavelmente outra obra onde Chopin terá expresso de forma mais completa a sublimação da sua dor pelo destino da sua pátria.

No entanto nem todas as Polonaises são tristes e lúgubres. Por exemplo as duas composições que compõem o Op. 40 (Op. 40-1 em Lá Maior e Op. 40-2 em Dó Menor) são repletas de energia embora a segunda pela natureza do tom utilizado seja uma espécie de contraponto à primeira, esperança versus a falta dela. Oiçam aqui o pianista Alexander Brailowsky interpretar a primeira destas peças e aqui a segunda.

Mas sem dúvida que as Polonaises mais conhecidas são a Op. 53 em Lá Bemol Maior (Heróica) aqui interpretada por Gilels e a Polonaise Op. 61 também em Lá Bemol Maior interpretada por Richter aqui.



Oportunidades na Amazon