quinta-feira, 13 de junho de 2013

O que Vasco Palmeirim NÃO explica

Não sei ao certo o que me deixa mais triste neste anuncio da Zon. Se a absoluta falta de respeito da Zon por quem gosta de Ópera se o facto de se achar normal que alguém tenha a falta de respeito pela namorada (e já agora pelo resto do público e artistas) para se distrair com outra coisa enquanto está numa sala de concertos com o mesmo a decorrer ou se por fim ainda o que este anuncio demonstra do que se pensa hoje das relações humanas: não gostar de um género musical não tem por si nada de errado. Considerar "um frete", "uma estopada" ou uma "seca" acompanhar a namorada é que perdoem-me os mais modernos não entra no meu conceito de relação.

Por isso já decidi: É isso que me deixa mais triste ... a falta de respeito demonstrada à namorada, mesmo sem falar no comentário estúpido e no mal entendido sem piada alguma. Era bem feito que tivesses sido apanhado e levasses uma valente estalada. É a fingir? Pois a estalada também seria ...

Caros criativos que imaginaram este spot espero sinceramente que sejam convidados pelas vossas namoradas e namorados frequentemente para várias estopadas ou secas. Que vos fique como castigo e como lição para os valores que transmitem. Alias melhor ainda lembrem-se de Ogilvy e das sábias palavras e num dia que estiverem com a vossa mãe num qualquer evento cultural que não apreciem particularmente lembrem-se dessas palavras.

Quanto ao resto Vasco, eu até me costumo rir com os teus sketches na Comercial mas ao te prestares a esta triste figura desceste uns pontos na minha consideração. Não era necessário e teria muito mais piada de muitas outras formas. Má criação e má educação desta vez estiveram juntas. Fica o video para todos podermos deitar a língua de fora.



Ah ... a propósito podes dizer à tua namorada que sempre que quiser pode convidar-me para a Opera. Eu aprecio tanto a companhia quanto o espectáculo. Faço-te esse favor sem problema. Fica bem.

PS: O Video aparentemente foi retirado pela Zon num acesso de bom gosto. É melhor retirar do que manter melhor seria nunca o terem feito. Fica o post e o espaço em negro para memória futura. Pensando bem o negro conjuga bem com o que era o vídeo. A propósito o caro leitor que não gostou podia ser mais explicito e deixar um comentário. Não gostou que eu fizesse pouco do Palmeirim ou não gostou do spot?

Ginette Neveu, Edith Piaf e os Açores

Ginette Neveu (1919-1949)  foi uma violinista francesa daqueles casos "criança prodígio" sendo conhecida pelo som impecável e uma interpretação cheia de sensibilidade. Com apenas 15 anos venceu o concurso Henryk Wieniawski o que foi especialmente relevante porque entre outros concorrentes se encontrava também nada menos nada mais do que David Oistrackh.



Embora muito nova era já considerada no inicio da segunda Guerra Mundial um dos maior violinista. Obviamente a Guerra congelou a sua carreira da mesma forma que obliterou muitas outras coisas mais relevantes. O caso é que terminada a guerra Ginette Neveu recomeçou a tocar fazendo-o com o mesmo sucesso de antes na companhia do seu irmão Jean Paul que normalmente a acompanhava ao piano.

Entre 1945 e 1949 realizou numerosas actuações existindo algumas gravações (algumas ao vivo) entre as quais esta que vos proponho como exemplo. Uma inspirada interpretação do concerto de Brahms.



Infelizmente Ginette Neveu faleceu tragicamente quando viajava num voo da Air France de Paris para a América onde deveria continuar a sua tournée. O voo acabou por colidir com as montanhas perto do aeroporto de São Miguel nos Açores. Nesse mesmo voo viajava também o boxeur Marcel Cerdan então amante de Edith Piaf. Perdoem-me mas como fã de Edith Piaf não resisto a incluir neste post a canção que Edith Piaf dedicou a Marcel Cerdan.


Este post foi inspirado de um artigo publicado no Facebook pelo Violin Channel que se recomenda para todos os que gostam de violino obviamente. Nesse post recomendava-se este vídeo de um minuto aproximadamente que mostra a violinista a interpretar Poéme de Chausson.

Oportunidades na Amazon