quinta-feira, 13 de junho de 2013

Ginette Neveu, Edith Piaf e os Açores

Ginette Neveu (1919-1949)  foi uma violinista francesa daqueles casos "criança prodígio" sendo conhecida pelo som impecável e uma interpretação cheia de sensibilidade. Com apenas 15 anos venceu o concurso Henryk Wieniawski o que foi especialmente relevante porque entre outros concorrentes se encontrava também nada menos nada mais do que David Oistrackh.



Embora muito nova era já considerada no inicio da segunda Guerra Mundial um dos maior violinista. Obviamente a Guerra congelou a sua carreira da mesma forma que obliterou muitas outras coisas mais relevantes. O caso é que terminada a guerra Ginette Neveu recomeçou a tocar fazendo-o com o mesmo sucesso de antes na companhia do seu irmão Jean Paul que normalmente a acompanhava ao piano.

Entre 1945 e 1949 realizou numerosas actuações existindo algumas gravações (algumas ao vivo) entre as quais esta que vos proponho como exemplo. Uma inspirada interpretação do concerto de Brahms.



Infelizmente Ginette Neveu faleceu tragicamente quando viajava num voo da Air France de Paris para a América onde deveria continuar a sua tournée. O voo acabou por colidir com as montanhas perto do aeroporto de São Miguel nos Açores. Nesse mesmo voo viajava também o boxeur Marcel Cerdan então amante de Edith Piaf. Perdoem-me mas como fã de Edith Piaf não resisto a incluir neste post a canção que Edith Piaf dedicou a Marcel Cerdan.


Este post foi inspirado de um artigo publicado no Facebook pelo Violin Channel que se recomenda para todos os que gostam de violino obviamente. Nesse post recomendava-se este vídeo de um minuto aproximadamente que mostra a violinista a interpretar Poéme de Chausson.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Oportunidades na Amazon