sábado, 12 de abril de 2008

Johann Joachim Quantz (1697 - 1773)

Johann Joachim Quantz nasceu perto de Göttingen na Alemanha a 30 de Janeiro de 1697. Filho de um ferreiro Quantz iniciou os seus estudos musicais com o seu tio.
Quantz foi um flautista, compositor e fabricante de flautas.

Para além de ser um notável instrumentista e um compositor prolífico Quantz também ficou célebre pelo seu manual "Versuch einer Anweisung die Flöte traversiere zu spielen" (que significa "Método para tocar a flauta transversal"). Como fabricante de instrumentos, actividade que iniciou em 1739, notabilizou-se por acrescentar "teclas" às flautas para facilitar a afinação (se alguém souber o nome exacto que se deve dar a este elemento por favor diga-me porque me parece que não deve ser exactamente assim que se chamam).

Quantz escreveu mais de 300 concertos e outras peças das quais a maioria são para flauta. Embora muitos o qualifiquem como um músico do período barroco e na realidade muitas das suas composições ainda reflictam esse período as suas ultimas obras são já nitidamente clássicas pelo que resolvemos qualificá-lo como pertencendo a este período.

Quantz era um dos colegas de CPE Bach na música de camâra da corte de Frederico o Grande.

Para exemplificar a sua obra fiquem com este quarteto interpretado por uns alunos durante um recital na sua escola, aqui.

Joahann Joachim Quantz faleceu em Potsdam a 12 de Julho de 1773.

Oportunidades na Amazon