quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Brahms - As obras em falta

Das obras de Brahms falta-nos analisar dois tipos de composições. A música de câmara e os Lied. Como há já algum tempo que não ouvimos composições com voz hoje ficamos com três belissimas canções de que vos ofereço também uma tradução ainda que muito livre.

As três canções que podem ouvir aqui fazem parte do Op. 105 : Five Songs (cinco canções).

As canções que compõe este ciclo são:

Nº1 É como se as Melodias (Wie Melodien Zieht Es Mir)
Nº 2 O meu sone está cada vez mais ligeiro (Immer Leiser Wird Mein Schlummer)
Nº 3 Fundamento (Klage)
Nº 4 No Cemetierio (Auf Dem Kirchhofe)
Nº 5 Traição (Verrat)

É como se as melodias - Wie Melodien

É como se as melodias derivassem lentamente para o meu cérebro
como flores que desabrocham enchendo-me da sua fragância
Tento capturá-las em palavras mas desfazem-se como nevoeiro, como o sopro da respiração
Apenas um traço do seu aroma se agarra à rima ajudado pelas lágrimas que escorrem.

Sempre mais leve - Immer leiser

O meu sono é sempre mais leve
e a dor está sobre mim
como um veu que treme

Nos meus sonhos chamas à minha porta
Ninguém te abre a porta
E acordo chorando

Sim tenho de morrer
E vais beijar outro
Quando for pó

Antes que cheguem as brisas de Maio
E os passaros cantem no bosque
se me pudesses ver
Volta depressa, volta depressa.

No cemitério (Im Kirchhöfe)

Num dia chuvoso de tempestade
Andei entre túmulos esquecidos
percorri lápides e cruzes
Destinos apagados, nomes iligíveis

Num dia chuvoso de tempestade
Uma palavra em cada túmulo: "Era"

Na tempestade dormem os caixões
De cada palavra outra palavra se derrama: "Curado"

2 comentários:

  1. Belíssimas, sem dúvida. Sabe do que eu adoro em Brahms? Quase tudo, mas há duas ou três obras corais tão pouco conhecidas mas de beleza tal, que quando as ouço não posso deixar de sorrir ao ser um felizardo possui-las em CD:
    - Motetos A Cappella e Missa Canónica
    -Coros Profanos
    - Canções ciganas e Quartetos Vocais
    O RIAS Kammerchor e Marcus Creed são de uma plasticidade espantosa.
    Ah! Tenho uma surpresa musical para si no meu blogue.
    Calorosos cumprimentos e continue a sua saga que o espírito agradece.

    ResponderEliminar
  2. Sou fã dos lieder alemãs, pelo que aqui sou suspeito, mas gostei sobretudo do immer leiser wird mein schlummer e wie melodien, não é schubert, nem é mahler (as duas variantes que mais gosto), mas também é lied puro

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon