Hoje é dia mundial do livro. Os livros muito antes da net foram durante muito tempo os responsáveis pelo meu acesso ao conhecimento. Lembro-me perfeitamente do tempo em que foi através deles que aprendi a conhecer o mundo. Recordo-me do assalto aos livros que lá por casa forravam tantas prateleiras. Em português ou francês mais ou menos adequados à minha idade ...
Hoje a net parece que os substitui. Parece. Mas é apenas uma ilusão porque na verdade podemos encontrar neste meio electrónico exactamente a mesma fruição de descoberta. É possível por momentos ter saudades do folhear ou do papel: do seu cheiro ou do seu peso. Da sua textura. E temos de verdade muitas vezes saudades.
Mesmo que continuemos felizmente cercados de livros. Eu continuo. Porém como dizia seria injusto criticar este admirável mundo electrónico. Sem ele como poderíamos TODOS ter acesso por exemplo a este espectacular dicionário de termos musicais de 1811? Ou ainda ao tratado de Orquestração de Berlioz que um nosso leitor o outro dia procurava ?
Em papel ou em bits livros serão sempre livros ...
Dicionário verdadeiramente espectacular (e em português) é o do Ernesto Vieira !
ResponderEliminarAQUI
Sim claro ! Fica prometido um post sobre o assunto
ResponderEliminar