Há uns anos (talvez décadas) atrás não haveria possivelmente nenhum concerto ou recital de guitarra que não incluísse um trecho de Fernando Sor. Hoje em dia as suas peças caíram um pouco em desuso talvez porque consideradas demasiado frívolas, demasiado superficiais, o que é lamentável.
Pensar assim é não entender de todo o papel de charneira de Fernando Sor entre o compositor clássico e o compositor românico. Apelidaram-no de Beethoven da Guitarra em Espanha. Nasceu em Barcelona a 14 de Fevereiro de 1778 tendo falecido em Paris a 10 de Julho de 1839 onde vivia (com alguns interregnos em Londres) desde que foi obrigado a fugir para França por ter apoiado as forças invasoras Napoleónicas.
Apesar de ser hoje em dia conhecido quase exclusivamente pela sua produção para Guitarra Fernando Sor foi um compositor bastante versátil tendo nomeadamente escrito várias obras para voz incluindo algumas óperas sobretudo no período em que viveu em Londres.
Além de compositor Fernando Sor foi um instrumentista notável de Guitarra. Porém o seu período mais produtivo enquanto compositor deu-se após se ter retirado enquanto solista (após 1827). Nesse período para além de ter composto algumas das suas obras mais notáveis escreveu aquele que é ainda hoje na opinião de muitos o mais completo método de guitarra clássica: "Methode pour la Guitare" publicado em 1830.
Oiçam aqui um exemplo de uma obra de Fernando Sor.
Fernando Sor!!!Tantas horas que passei à volta da sua música. É muito curioso ter-se lembrado dele, pois é um compositor quase desconhecido, pois praticamente só os guitarristas contactam com ele.
ResponderEliminarPois, eu também só o conhecia não por ter tocado guitarra mas porque no verão passado no concurso do Fundão ouvi algumas obras dele e fiquei intrigado o suficiente ...
ResponderEliminar