sábado, 8 de maio de 2010

Estive hoje na Gulbenkian

Estive hoje na Gulbenkian  onde tive a oportunidade de ouvir a Orquestra Gulbenkian dirigida pela maestrina Joana Carneiro tendo sido solista a pianista Yuja Wang no Concerto Nº 2 para Piano e Orquestra de Bartok.

Claro que o meu filho que tem uma admiração especial pela Joana Carneiro também assistiu tendo gostado especialmente da Sinfonia nº 5 de Sibelius. Não sei porquê mas tem também uma predilecção especial por este compositor, já com o concerto para Violino (especialmente o terceiro andamento) também é assim.

No que me diz respeito achei interessante a primeira obra apresentada a Sinfonia para Instrumentos de Sopro de Stravinsky mas sobretudo ficou-me na memória o Concerto nº 2 para piano e Orquestra de Bartok.

No geral devo dizer que não sendo a primeira vez que vejo a Joana Carneiro a dirigir fico sempre maravilhado com a intensidade dramática que transmite. Aquele fim da Sinfonia de Sibelius foi simplesmente fenomenal.

2 comentários:

  1. Caro Fernando

    Parabéns ao seu filho pela predilecção por Sibelius, que compartilho. Também fico contente que a Joana Carneiro continue a dar boas provas, sempre que a vi ela mostrou saber dirigir com muita autoridade e empenho.

    Então gostou do Bartok ? Muito me admira, faz parte da lista dos modernos mais "intragáveis" para quem tem gostos mais clássicos. Nunca consegui ouvir uma obra dele além dos minutos iniciais...

    ResponderEliminar
  2. Sim a Joana Carneiro esteve simplesmente fabulosa. Quanto a Bartok eu sei que é esquisito mas de uma forma geral gosto de Bartok. Claro que há obras que não gosto muito mas de uma forma geral gosto. Em particular este concerto para piano tem partes que me agradam muito do ponto de vista rítmico. O segundo andamento é um pouco mais difícil mas ...

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon