domingo, 12 de setembro de 2010

Pietro Locatelli (1695 - 1764) - Pesquisas de ontem

Das pesquisas de ontem a mais interessante foi a que nos questionou sobre Pietro Locatelli de quem já tínhamos escrito uma biografia.

O Opus 3 de que falamos na biografia "L'arte del violino: XII concerti con XXIV capricci ad libitum" publicado em 1733 em Amsterdão é um marco na progressão do instrumento e a fundação do que viria a ser o conceito do virtuoso no instrumento seguido por Paganini e depois pelos vários românticos.

Este papel de percursor valeu a Locatelli bastantes incompreensões dado que neste período fim do barroco - inicio do romântico nem sempre se entendia a linguagem do compositor muitas vezes considerada de mau gosto. O próprio carácter de Locatelli enquanto instrumentista, bastante reservado terá possivelmente contribuído para esta apreciação pouco favorável. Os 12 concertos incluem cada um dois caprichos no fim do primeiro e terceiro andamento que eram normalmente interpretados como cadenzas sendo que hoje em dia são muitas vezes interpretados isoladamente do resto do concerto. Podem ouvir (e ver) aqui o primeiro andamento do primeiro concerto (neste versão sem o referido capricio) . Nesta outra versão podem então ouvir o capricio no fim do andamento tal como escrito por Locatelli.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Oportunidades na Amazon