domingo, 18 de janeiro de 2009

Pesquisas Interessantes da Semana (#20)

o que é um duplo concerto? : Um concerto duplo é um concerto que é composto para dois instrumentos solistas. Por exemplo o Duplo Concerto para Violino e Violoncelo de Brahms de que falámos aqui.

wilhelm backhaus : Pianista e pedagogo alemão, também conhecido como o leão do teclado pelo que merece toda a nossa simpatia :-), de que falámos aqui .

violinista sarah chang: É uma questão bastante frequente. Publicamos uma pequena biografia aqui.

canções de edit piaf: Em tempos escrevemos um post sobre os compositores de Edith Piaf neste blog, aqui . Ainda o mantemos por cá mas agora tem um poiso mais natural, um novo blog ainda na sua tenra infância aqui.

bibliografia de henry purcell : Bibliografia não temos ainda. Escrevemos uma pequena nota biográfica aqui.

ultimas musicas que chopin escreveu: É sempre uma questão que nos interessa. Conhecer a ultima obra em que um compositor pensou antes de falecer, como se nessa obra se fosse encerrar um qualquer segredo. E se há obras em que, pelo facto do compositor saber que está para breve a sua hora (por exemplo "Four Last Songs" de Richard Strauss) em outros casos apesar disso o compositor procura exactamente o inverso libertando-se dessa forma do fardo opressor da morte. No caso de Chopin a sua ultima obra (apenas publicada postumamente) foi uma Mazurka a Nº4 do Op. 68. A ultima obra publicada em vida foi uma Sonata para Piano e Violoncelo (Op. 65)

sonetos em portugues das quatro estações vivaldi: Efectivamente já os traduzimos estão aqui. Trata-se de Sonetos que eram lidos antes das interpretações das peças. Podem ler aqui uma tradução minha desses sonetos.

quantas, foram, as, obras, de, vivaldi, : É dificil dizer exactamente quantas foram. Na verdade não só Vivaldi foi um autor extraordinariamente prolífico como também naquele tempo o cuidado em registar as obras, todas as obras era bastante menor do que é nos nossos dias. Assim se considerarmos apenas as obras que chegaram até nós e se admitirmos que o catálogo de Peter Ryom está completo então estamos a falar de 791 obras (algumas chegaram incompletas ao nosso tempo). Quando por exemplo virem a seguinte linha num programa de concerto:

Concerto No. 1 em Mi Maior, Op. 8, RV 269 - "A Primavera"

Isto significa que é a oitava obra de Vivaldi e a obra número 269 no tal catálogo de Peter Ryom que conta 791 entradas.

lista melhores música erudita : Bom por enquanto temos apenas as "melhores" do período barroco que pode ler aqui.

importância da musica clássica nos nossos dias: A música clássica representa séculos de evolução estética. É por natureza uma forma quase totalmente abstracta de arte e como tal ideal para unir povos em torno do simplesmente belo. Leiam este post porque na verdade Daniel Barenboim explica muito melhor. E quando pensamos em paz pensemos em toda a paz em todos os tipos de paz.

musica clássica cansa? : Cansa ? Sim se estivermos a dançar a valsa cansa e muito !

Sem comentários:

Enviar um comentário

Oportunidades na Amazon