domingo, 18 de janeiro de 2009

Tchaikovsky - Duas obras para Orquestra

Antes de falarmos dos concertos para piano e Orquestra e do concerto para Violino e Orquestra, sem duvidas duas das obras mais conhecidas de Tchaikovsky não podemos deixar de falar de algumas obras dispersas compostas para Orquestra até porque entre essas se encontram também algumas das melodias que mais vezes ouvimos sem sabermos que estamos a ouvir uma obra de Tchaikovsky.

A primeira dessas duas obras é a Abertura 1812 (Op. 49) que foi encomendada a Tchaikovsky para festejar o aniversário da derrota das forças Napoleónicas quando da invasão da Russia. É uma obra muitas vezes executada e que coloca alguns problemas de execução dado que o compositor incluiu a utilização de canhões. É uma composição fortemente programática (por exemplo os canhões marcam momentos específicos nessa guerra) e com base em melodias russas. Podem ouvir esta obra aqui (primeira parte) e aqui (segunda parte).

A segunda dessas duas obras é a Fantasia Romeo e Julieta (esta peça não tem numeração) que contém uma das mais conhecidas melodias clássicas, o tema de amor tantas vezes repetido em inúmeros filmes. Curiosamente esta é uma obra que teve uma génese bastante complicada e dedicada a Balakirev, tendo começado numa obra apelidada Fatum que Tchaikovsky viria a destruir. Podem ouvir aqui esta obra (primeira parte) e aqui a segunda parte.

1 comentário:

  1. A "1812" costuma ser uma das peças favoritas para quem se inicia na Clássica. A sua barulhenta exuberância orquestral leva a isto. Depois, é possível que se enjoe um pouco dela. O próprio compositor tinha sérias reservas a respeito desta abertura: considerava-a banal. Mesmo assim, considero os canhões o ponto alto da "festa"...

    P.S.: Fernando, deixei resposta ao seu ótimo comentário no meu blog.

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon