sábado, 15 de dezembro de 2007

O primeiro post sobre o período clássico

Antes de qualquer outra consideração sobre o período clássico tenho de vos dizer que se um dia me perguntassem :

Se um dia fosses para uma ilha deserta e só pudesses levar discos de um único compositor qual escolherias ?

Eu responderia sem sombra de hesitação - e eu sei que esta resposta não vai ser consensual - Beethoven. Sem margens para dúvidas. Nem sequer é porque a minha obra preferida seja de Beethoven (há algumas do período romântico ou do barroco ) de que gosto mais. É mesmo porque eu sei que não há uma obra deste compositor de que eu não goste e também pela diversidade incrível de estados de alma e de ambientes que a sua música cria.

De todas as composições de Beethoven se tivesse que escolher uma única escolheria a nona pela música e por aquilo que representa. Oiçam Bernstein a introduzir o andamento ...



Podem ouvir as partes restantes aqui (2/3) e finalmente aqui (3/3).

2 comentários:

  1. Não é consensual, de certeza! Num caso como o apresentado, NUNCA escolheria Beethoven :D

    Claro que existem obras deste compositor espectaculares, mas outras (Meu Deus!!!) repetições e mais repetições, temas retirados de outras obras/compositores... E se forem quartetos de cordas, pior ainda! Falta-me a paciência!

    É claro que compreendo que estas minhas palavras serão contestadas pela maioria. Quase todos me olham de soslaio quando revelo esta minha opinião...

    ResponderEliminar
  2. Bom, na verdade não concordamos ... já agora neste caso hipotético qual o compositor que escolheria?
    PS: É curioso que eu quase que tenho a mesma opinião que a sua relativa a um outro compositor: Mozart ... e quando o confesso também me lamçam um olhar esquisito :-)

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon